Você já ouviu falar em Reforma Íntima?
A Reforma Íntima é um processo contínuo de autoconhecimento de nosso íntimo espiritual, ou seja, da pura energia de nossa essência, modelando-nos em todos os sentidos de nosso caminho existencial.
É a pura transformação de um homem velho para um ser novo, renovado, é a pura libertação de nossas imperfeições conduzindo-nos ao aprimoramento, aperfeiçoamento de nosso espírito.
Sócrates, um dos precursores da mensagem de Jesus, já nos recomendou o conhecimento de nós mesmos, ou seja, sem o conhecimento de nós mesmos não há Reforma Íntima. Somos seres em constante evolução!
Como podemos “fazer acontecer” a Reforma Íntima dentro de nós?
Para isso, confira os 20 exercícios práticos que nós poderemos praticar em nosso dia a dia (inspiração de nosso maravilhoso médium Chico Xavier):
- Execute alegremente suas obrigações diárias, assim sua essência conquistará a verdadeira paz interior e equilíbrio emocional.
- Silencie suas palavras diante das ofensas. Em um momento oportuno, com mais tranquilidade, você poderá dialogar sobre o assunto e concretizar a magia do perdão, pense nisso.
- Esqueça o favor prestado. Sabe aquela premissa bíblica “dê com a mão direita sem a esquerda ver”? Vale aqui tal ensinamento! Gratidão pelo favor prestado, mude sua sintonia!
- Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco. Ajude os amigos sem cobrar nada em troca, é a pura energia do amor em ação, afinal, somos espíritos em evolução.
- Emudecer a nossa agressividade. Não absorva a raiva e energias negativas dos outros, controle suas palavras e evite desentendimentos.
- Não condenar as opiniões que divergem da nossa. Aceite mais as ideias dos outros, olha aí a magia da flexibilidade, inteligência em ação, reflita!
- Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária. Não tome para si as negatividades das palavras ditas pelas pessoas.
- Repetir informações e ensinamentos sem qualquer
azedume. Repetir significa progresso, evolução, então, vamos sim repetir com amor, paciência, carinho as informações que forem necessárias. - Treinar a paciência constante. Paciência é uma virtude, então, vamos ter fé e acalmar nosso coração para tê-la.
- Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem
biografar nossas dores. Muitas vezes, queremos desabafar nossas mágoas e outras pessoas também, então, saibamos ouvir também os problemas dos outros com tranquilidade e sabedoria. - Buscar sem afetação o meio de ser mais útil. Busque sempre melhoria para sua vida e ajude as pessoas sempre que puder, respeitando seus limites.
- Desculpar sem desculpar-se. Esteja bem consigo mesmo a ponto de ninguém lhe ferir. Se ferir, nem será preciso a desculpa de tão bem que está, presente em si, focado em sua essência.
- Não dizer mal de ninguém. Não julgue as pessoas e não comente nada de ninguém, assim estará sempre em paz com você e com o universo.
- Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência. Procure sempre o lado bom das pessoas e valorize mais o que é positivo.
- Alegrar-se com a alegria dos outros. Dependemos uns dos outros para sermos felizes, tudo é energia, então, emane alegria, alegria e evolua espiritualmente.
- Não aborrecer quem trabalha. Aqui vale o velho ditado: “se não pode ajudar, então, não atrapalhe, respeite, seja leve e suave”.
- Ajudar espontaneamente. Seja pró-ativo em seu dia a dia.
- Respeitar o serviço alheio. O respeito mútuo deve ser constante, tudo o que executamos com amor e com força de vontade é reconhecido pelo Universo Superior, não há melhores nem piores.
- Reduzir os problemas particulares. Será que tudo por aqui é sofrimento? Atente-se mais aos aprendizados de vida e vamos agradecer as oportunidades.
- Servir de boa mente quando a enfermidade nos fira. Tenha equilíbrio emocional para lidar com os desafios da vida, tente sempre solucionar os problemas e não viva de angústias e azedumes. Xô tristeza, xô amarguras!
Ufa!!! E aí? Gostou das dicas, dos exercícios? Difícil?
Nada, pense nos bons frutos que você irá colher e também na boa sintonia que irá proporcionar para as pessoas a sua volta…
Depois desta análise, sinta-se renovado e inicie já a prática de sua Reforma Íntima com fé, determinação e avante, seguidores de luz, não percam tempo!!! Confio em vocês!
Paz, fé e muito amor no coração!
Beijos,
Márcia Fernandes
https://www.mensagemespirita.com.br/chico-xavier/ad/20-exercicios-para-reforma-intima