Ficou curioso sobre o tipo de pai você é? Ou em qual tipo seu pai ou seu marido se enquadra? Confira os tipos abaixo:
1. Pai Autoritário
O Pai Autoritário é aquele que impõe fortemente sua maneira de pensar sem se preocupar com os interesses e os sentimentos dos filhos. Ele não permite a participação do filho nas decisões da família, decide sobre a vida do filho, age de forma rígida com regras, valores e punições, totalmente fechado diálogos.
A obediência é a palavra-chave para esse tipo de pai. Segundo pesquisas atuais, os filhos educados pelo pai autoritário, de modo geral, apresenta um bom rendimento escolar e também comportamental, mas por outro lado, o filho apresenta altos níveis de ansiedade, retraimento social e muito medo. Em conclusão, os filhos vivem com o duplo sentimento: respeito e medo.
2. Pai Permissivo
O Pai Permissivo não está preocupado com a obediência, apresenta um sentimento amoroso, caloroso, acolhedor com os filhos e não impõe a eles as devidas regras e normas. Esse pai atua dessa forma em razão de não correr o risco de prejudicar os filhos, porém não é correto agir assim, já que o ser humano passa por várias fases de desenvolvimento emocional, social, corporal e tudo isso é individual em cada etapa da vida, deve ser respeitado o espaço de ser criança, adolescente, jovem e adulto.
As consequências são diversas para toda essa postura. O filho começa a agir com as mesmas atitudes do pai, sente insegurança na tomada de decisões, desenvolve a falta de respeito por si próprio em virtude do não controle de suas emoções, e por fim, a criança inicia um processo de brincadeiras com as próprias normas estabelecidas para ela.
3. Pai Superprotetor
O Pai Superprotetor é aquele que faz tudo para os familiares em casa e evita qualquer tipo de discussão, frustração ou conflito para com os filhos. Ele age de forma compulsiva, vive a vida dos filhos, impedindo literalmente que seus filhos cresçam diante das situações da vida. Diante disso, a infância e a adolescência dos filhos serão prejudicadas com traços marcantes tais como: insegurança, falta de iniciativa dos filhos diante de situações e problemas diários, sem autonomia.
4. Pai Ausente
O Pai Ausente apresenta um comportamento de indiferença, egoísta, foge das regras e normas, é impotente e submisso.
Certamente os filhos terão problemas na infância na definição da sexualidade, procurará em outra pessoa da família um pai amigo porque não tem essa postura em casa, está ausente nos momentos de alegria, tristeza, saúde, doença dos seus filhos.
5. Pai, um Anjo na Terra
Está claramente escrito na nossa Bíblia que somos imagem e semelhança de Deus. Isso vale também para as nossas crianças, são seres vivos criados à imagem do Divino. Devemos, portanto, respeitar as nossas crianças porque elas apresentam excelentes e diversas habilidades, possibilidades e potencialidades. Cabem aos pais, pai e mãe, orientá-las e deixarem claras as escolhas do livre arbítrio diante das situações que a própria natureza da vida oferece.
Você pode contar com uma legião de Anjos torcendo por você para melhor educar os seus filhos. Você é um educador, um Mensageiro do Divino para tal missão, considerado um Anjo na Terra e pode sim contar com os seres de pura luz, os Anjos, para ajudá-lo nessa caminhada de aprendizagem, amor e dedicação.
Você é um pai amigo, compreensivo, amoroso, digno, está bem consigo mesmo e com os outros, respeita os interesses e os sentimentos de seus filhos, mostra o lado certo da vida sem cobranças e conflitos, está aberto ao diálogo diante de qualquer situação ou problema, aconselha o filho sem imposições, é severo na hora e lugar certo, preserva a paz e a harmonia na família, progride espiritualmente em conjunto com os filhos, oferece todo o conforto e apoio, orienta e ensina os filhos na conquista da autonomia.
O Pai, um Anjo na Terra, mistura um pouco das qualidades de todos os pais de maneira consciente e posiciona o bom senso na tomada de decisões.
Aproveite a ocasião e ore o Salmo 119 diariamente para que seus filhos encontrem um caminho certo na vida, ore bastante também para o seu Anjo da Guarda e do filho, assim a educação será mais harmoniosa, sábia, eficaz, amorosa, conectada com os Anjos e o Universo Divino.
E você, já definiu que tipo de pai você é?
Beijos,
Márcia Fernandes.