Filho de Oxum e Oxóssi, LOGUM EDÊ é astuto, paciente e é reconhecido como o Príncipe dos Orixás.
LOGUM EDÊ vive metade do tempo na água como mulher e metade do tempo no mato como homem. Como mulher, usa cor de rosa e coroa de metal e como homem, capacete de metal e arco e flecha.
Ele tem um lado hermafrodita e infantil, nunca se casou, preocupa-se com os que pouco tem, distribuindo a riqueza aos que precisam e amparando todo mundo que sofre.
– Data de comemoração: 19 de Abril.
– Corpo humano: cabeça e sistema respiratório.
– Elementos da natureza: água e terra.
– Metais: latão e ouro.
– Pedras: Turquesa e Topázio.
– Pontos da natureza: margem dos rios e matas.
– Símbolos: abebe (espelho), ofa (arco e flecha).
– Sincretismo: Santo Expedito.
– Quizilas: abacaxi e cabeça de bicho.
– Cores: vermelho e marrom.
– Ponto de força: natureza, barrancas, beira de rios, vapor fino sobre as lagoas.
– Dia da semana: quinta-feira.
– Saudação: Logun ô akofá! Loci Loci Logum!
Lenda: o Príncipe dos orixás, filho de Oxum e Oxóssi, seduziu Oxóssi, lambuzou o corpo de mel e rolou pelo chão da floresta pra parecer Deus da mata e não das águas como ele realmente é.
Porém, certo dia, ao tomar banho com Oxóssi, o mel e as folhas caíram e Oxóssi, bravo, a abandonou grávida de Logum Edê.
Espero que tenham gostado!
Beijos,
Márcia Fernandes.
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.