Finalizando a séria Orixás hoje vou falar de XANGÔ, que foi a Primeira divindade iorubana a chegar ao Brasil com os escravos. É o Orixá da justiça. Conta a história que ele teria sido o Rei Oyo da Nigéria, após ter destronado seu próprio irmão.
Filho de Oxalá com Iemanjá, XANGÔ simboliza a iniciativa, o articulador e a justiça humana. Virilidade e paixão também são representados por este Orixá.
Seguem algumas características:
– Bebida: cerveja preta.
– Cores: marrom, branco e vermelho.
– Comemoração: 30 de Setembro.
– Dia da semana: quarta-feira.
– Erva: erva-de-São-João.
– Flores: cravos vermelhos e brancos.
– Metal: suas ferramentas podem ser feitas de cobre.
– Pedras: Pirita, Jaspe, Opala, Ágata de Fogo.
– Planeta: Júpiter.
– Essência: Cravo.
– Quizilas: doenças, caranguejo, obi, apagar fogo com água, cemitérios.
– Saudação: Kao cabecile!
– Símbolo: Machado.
– Sincretismo: São Jerônimo, São Pedro, São João Batista, São Cristóvão.
– Pontos da natureza: Pedreira.
– Lenda: Xangô lutava com inimigos que torturavam e matavam seus soldados. Ali, ele subiu em uma pedra e pediu ajuda a Orulima. Com seu machado duplo, começou a bater na pedra, brotando faíscas para matar seus inimigos. Portanto, o raio de Xangô matava todos os inimigos.
Espero que tenham gostado da série Orixás. Em breve postarei mais artigos sobre esse maravilhoso tema.
Beijos,
Márcia Fernandes.
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.