O poder das palavras

Começo meu post de hoje fazendo um alerta: preste mais atenção à maneira como você se comunica com as pessoas.

Uma comunicação errada pode nos trazer uma série de danos, não é mesmo? Hoje em dia, com as facilidades tecnológicas e com o pouco tempo disponível, nos comunicamos de todas as formas possíveis.

Mensagens de texto, MSN, Orkut, Twitter, Facebook, são ferramentas usadas com freqüência para facilitar nossa comunicação, mas não é isso o que ocorre. Nós perdemos a cada dia o contato diário, cara a cara com as pessoas. Até falar ao telefone está ficando difícil. E um texto mal escrito pode gerar uma série de interpretações erradas. Sugiro que todos prestem mais atenção ao escrever algo para alguém para não causar problemas mais graves.

Mas não é disso que vim falar hoje. O ponto a ser tocado é o poder que as palavras exercem sobre nós. A palavra chega a ser tão forte quanto nosso pensamento. Evitar dizer algumas delas pode ser fundamental para nosso progresso como indivíduos. Veja alguns exemplos:

Evite a palavra NÃO. Ela traz à mente o que está junto com ela. Procure falar sempre no positivo, mencione o que você quer e não o que você não quer.

Cuidado com a palavra MAS. Ela tira o poder de todo o restante da frase. João é belo, mas… nesse caso, sempre enfatiza o defeito do João e não a qualidade.

Cuidado com a palavra TENTAR. Ela lembra falha. Vou tentar escrever um bom texto… Não dá pra tentar. Tem que fazer e ponto.

Por fim, troque a palavra SE por QUANDO. Se eu conseguir ser feliz… Quando eu conseguir ser feliz… é muito mais bonito, quer dizer que um dia você vai sim ser feliz com toda a certeza.

Bom gente, tenho muitas outras dicas para dar sobre o poder das palavras, mas elas ficam para uma próxima oportunidade.

 

Beijos e sucesso a todos!

Márcia Fernandes.