Hoje é Dia de São Cristóvão!

São Cristóvão é protetor dos motoristas, caminhoneiros, taxistas e todos os transportadores. Ele é considerado o Padroeiro dos Caminhoneiros!

Seu nome, Cristóvão, significa “o que leva Cristo”, “aquele que carrega Cristo”, um nome intimamente associado à história do Santo.

De acordo com a lenda, Cristóvão era filho de um rei pagão que o dedicou ao deus Apolo e se chamava Reprobus. Ele se tornou muito grande e forte e decidiu que serviria apenas alguém muito forte, poderoso e corajoso. Sendo assim, ele encontrou um rei que achava ser muito poderoso, até ter conhecido Satanás, a quem começou a servir depois. Para Reprobus, nenhum dos dois era corajoso o suficiente.

Reprobus encontra mais tarde um ermita que o converte à fé cristã, embora este ainda não estivesse convencido que deveria jejuar e orar a Cristo. Ele passava os dias ajudando pessoas a atravessarem um perigoso rio, até que um dia, ajudando uma criança a atravessar, notou que ela ia ficando cada vez mais pesada e ele sentiu como se o peso do mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros. Do outro lado, a criança revelou ser o próprio Cristo, Criador do mundo. Daí, ele passou a ser conhecido como Cristóvão, “o que carrega Cristo”.

Ordenado por Jesus a enfiar o seu bastão no chão do deserto, uma palmeira acabou nascendo naquele lugar – um milagre que fez com que muitas pessoas se convertessem ao Cristianismo, mas que acabou na morte de São Cristóvão, decapitado pelo rei pagão que governava aquela região.

Agora, segue esta singela oração a São Cristóvão para que possamos apreciá-la com muita fé e determinação:

Oração a São Cristóvão

“Ó, São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu tiver de enfrentar, venham elas dos homens ou do espírito infernal. São Cristóvão, rogai por nós”.

No Sincretismo da Umbanda, São Cristóvão é considerado o “Rei Xangô”. Ele foi a primeira divindade iorubana a chegar ao Brasil com os escravos.

É o Orixá da justiça. Conta a história que ele teria sido o Rei Oyo da Nigéria, após ter destronado seu próprio irmão.

Filho de Oxalá com Iemanjá, Xangô simboliza a iniciativa, o articulador e a justiça humana. Virilidade e paixão também são representados por este Orixá.

Vamos saber algumas características orixá Xangô:

– Bebida: cerveja preta.

– Cores: marrom, branco e vermelho.

– Comemoração: 30 de Setembro.

– Dia da semana: quarta-feira.

– Ervas: erva-de-São-João.

– Flores: cravos vermelhos e brancos.

– Metal: suas ferramentas podem ser feitas de cobre.

– Pedras: Pirita, Jaspe, Opala, Ágata de Fogo.

– Planeta: Júpiter.

– Essência: Cravo.

– Quizilas: doenças, caranguejo, obi, apagar fogo com água, cemitérios.

– Saudação: Kao cabecile!

– Símbolo: Machado.

– Sincretismo: São Jerônimo, São Pedro, São João Batista, São Cristóvão.

– Pontos da natureza: Pedreira.

– Lenda: Xangô lutava com inimigos que torturavam e matavam seus soldados. Ali, ele subiu em uma pedra e pediu ajuda a Orulima. Com seu machado duplo, começou a bater na pedra, brotando faíscas para matar seus inimigos. Portanto, o raio de Xangô matava todos os inimigos.

Viva São Cristóvão! Salve! Salve Xangô!

Beijos,

Márcia Fernandes

*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.

http://www.calendarr.com/brasil/dia-de-sao-cristovao/

www.raizesespirituais.com.br

http://www.catequisar.com.br/texto/oracao/santos/34.htm