Aniversário de Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita!

Seu real nome é Hippolyte Léon Denizard Rivail, famoso pseudônimo Allan Kardec (03/10/1804 -31/03/1869).

Nascido em família católica com tradição na Magistratura e Advocacia. Desde cedo, interessava-se por ciência e filosofia. Fez seus estudos na escola Pestalozzi, na Suíça, sobressaindo-se como discípulo e ativo programador de seu método o qual teve grande importância na reforma do ensino na França e na Alemanha.

Aos 14 anos, ensinava com cursos gratuitos seus colegas menos dotados e aos 18 anos, bacharelou-se em Ciências e Letras.

Ao concluir seus estudos, voltou ao seu país natal, pois conhecia profundamente os idiomas Francês, Inglês, Alemão e Holandês, além de dominar o Italiano e o Espanhol.

Em 1824, montou um plano de aperfeiçoamento do ensino público em Paris. Em 1855, Kardec depara, pela primeira vez, com o “fenômeno das mesas que giravam, saltavam e corriam, em condições tais que não deixavam lugar para qualquer dúvida”.

Então, ele passa a observar tais fenômenos, com pesquisas, graças ao seu espírito investigador e insiste na descoberta das causas. Aplica a esses fenômenos o método experimental com o qual já estava familiarizado e, partindo dos efeitos, remonta as causas e reconhece a autenticidade deles.

Enfim, convenceu-se da existência dos espíritos e de sua comunicação com os homens. Grande transformação ocorre na vida do professor Rivail: convencido de sua condição de espírito encarnado, adota o nome usado em existência anterior (no tempo dos druidas): Allan Kardec.

De 1855 a 1869 consagrou sua existência ao Espiritismo sob a assistência dos Espíritos Superiores estabelecendo as bases da Codificação Espírita em seu tríplice aspecto: Filosófico, Científico e Religioso. Ele iniciou as obras de Codificação em 18 de abril de 1857 quando veio à luz o Livro dos Espíritos, considerado o marco de fundação do Espiritismo.

Em abril de 1858, foi fundada a primeira Sociedade Espírita, Sociedade Pariense de Estudos Espíritas, primeira instituição regularmente constituída com o objetivo de promover estudos que favorecessem o progresso do Espiritismo.

Suas principais obras são: “O Livro dos Espíritos”, “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno”, “A Gênese”.

‘O Evangelho segundo o Espiritismo’ é considerado a obra da Codificação Espírita em que contém a “explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida”. Além disso, a obra oferece os princípios os quais norteiam a justiça, a bondade e a misericórdia Divina através da fé raciocinada, da reencarnação, dos fatos da vida presente em relação ao passado e futuro da humanidade.

Com a máxima “fora da caridade não há salvação”, Kardec ressalta a igualdade entre os homens, perante Deus, a tolerância, a liberdade de consciência e a benevolência mútua.

Em 31 de março de 1869, faleceu aos 64 anos de idade com a ruptura de um aneurisma quando trabalhava numa obra entre a relação do magnetismo e Espiritismo. Kardec foi sepultado na França.

Para finalizar, segue uma singela oração de Allan Kardec para afastar os maus espíritos, perturbadores e zombeteiros de nossa vida.

Oração para afastar maus espíritos

“Em nome de Deus Todo-Poderoso, que os maus Espíritos se afastem de mim, e que os bons me defendam deles.

Espíritos malfazejos, que inspirais os maus pensamentos aos homens;

Espíritos enganadores e mentirosos, que os enganais;

Espíritos zombeteiros, que zombai da sua credulidade, eu vos repilo com todas as minhas forças e fecho os meus ouvidos, as vossas sugestões, mas peço para vós a misericórdia de Deus.

Bons espíritos que me assisti, dai-me a força de resistir à influência dos maus espíritos e as luzes necessárias para não cair nas suas tramas.

Preservai-me do orgulho e da presunção, afastai-me de meu coração o ciúme, o ódio, a malevolência e todos os sentimentos contrários à caridade, que são outras tantas portas abertas aos Espíritos maus”.

Poderosa oração, não é mesmo? Viva Kardec!

Beijos,

Márcia Fernandes

*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.

https://radioboanova.com.br/evangelho_e_reforma/03-de-outubro-aniversario-de-nascimento-de-allan-kardec/