No Brasil, hoje é comemorado o Dia de Iemanjá, no Candomblé, a Rainha do Mar (na Umbanda, se comemora no dia 15 de agosto). Considerada a mãe de todos os Orixás, Iemanjá está ligada ao Rio Yemoja. Ela é a Rainha dos mares e das águas, das ondas, dos maremotos e da pesca.
Conhecida como deusa das pérolas, ela apara a cabeça dos bebês na hora do seu nascimento. Iemanjá rege a família, os lares e as uniões.
Ela é um dos Orixás mais importantes do Brasil. Seu nome vem de Yéyé omo ejá, que significa mãe e seus filhos são pessoas do signo de Peixes.
Também conhecida como Rainha do Mar (como já dito), ela é mãe de quase todos os outros Orixás, rege a maternidade e representa a fertilidade. É caracterizada como uma sereia que veste azul e branco e usa um espelho que representa o mundo que ela orienta, educa e acarinha; é a Deusa que olha pelos pescadores e marinheiros, é a senhora dos lares, das mães e esposas e traz harmonia as famílias.
De seios fartos, é também considerada “dona do pensamento”, muito cultuada como guerreira no contexto em geral. Então, a ela, podemos fazer pedidos de paz, harmonia, que interceda nos problemas relacionados à depressão. É uma mãe muito intensa, preocupada com o bem-estar das pessoas e protetora também daqueles que têm dificuldades.
Agora, vamos a algumas de suas características:
– Dia da semana: sábado.
– Elemento da natureza: água.
– Ervas: pata-de-vaca, alfazema, lavanda.
– Essências: jasmim, orquídea.
– Flores: angélica, hortênsia e rosa branca.
– Metal: prata.
– Pedras: água marinha, lápis-lazúli, pérola e turquesa.
– Bebidas: água mineral e champanhe.
– Chakra: frontal.
– Cores: cristal, branco e azul claro.
– Comidas: arroz, manjar, peixe e canjica.
– Planeta: Lua.
– Ponto da natureza: mar.
– Símbolos: Lua Crescente, ondas e peixe.
– Sincretismo: Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Conceição.
– Quizilas: poeira e sapo.
– Lenda: “As ondas do mar”.
No início da nossa criação, os seres humanos poluíram demais o mar. Por esta razão, Iemanjá percebia que sua casa vivia suja. Ela reclamou para Olorum, Deus, que lhe deu o poder de devolver à praia toda a sujeira, criando assim as ondas. E as ondas devolvem a terra tudo o que não pertence ao mar.
E para finalizar o post, seguem 3 dicas de rituais pra vocês, confira:
- Ritual Especial de Iemanjá para amor e gravidez
Ingredientes:
– pétalas de uma rosa branca.
– 1 vela branca.
– 3 colheres (sopa) de açúcar.
– 2 litros de água morna.
Como fazer
Primeiramente, acenda a vela branca com um fósforo. Na sequência, coloque a água em um recipiente. Acrescente o açúcar, as pétalas da rosa branca, macerando-as bem na água e vai fazendo seu pedido com muita fé: “Iemanjá, dona das águas, traga para mim meu amor, meu companheiro…” (faça seu pedido, peça seu amor, sua fertilidade entre outros). Em seguida, ore também 10 vezes a Ave Maria para Iemanjá.
Coe tudo e banhe-se do pescoço para baixo após seu banho higiênico. Durma com o banho. Sobre o que restou do banho, jogue na natureza.
Quando fazer
Dia de Iemanjá, 02 de Fevereiro ou em um sábado (mês de fevereiro, se você estiver na praia) ou ainda este ritual poderá ser feito em todo mês de fevereiro, preferencialmente, sábado.
- Chupetas para Iemanjá (gravidez)
Compre duas chupetas: uma azul e uma rosa. Leve até a praia, entre no mar e peça a Iemanjá que lhe conceba um filho ou uma filha.
Iemanjá é a Orixá da concepção e da geração. Faça uma oração do seu coração a ela enquanto molha as chupetas na água do mar. Leve de volta para sua casa e deixe essas chupetas dentro de sua gaveta de lingerie.
Quando engravidar, leve-as para uma igreja de Nossa Senhora da Conceição ou alguma de sua preferência, agradecendo a bênção. Este ritual poderá ser realizado em um sábado, horário de sua preferência e também quando chegar o momento do agradecimento.
- Banho de Purificação de Iemanjá
Todos da família podem prepará-lo com o objetivo de afastar negatividade, as energias ruins que atrapalham seu dia a dia.
Ingredientes:
– 2 litros de água (temperatura ambiente).
– pétalas de uma rosa branca (simboliza Iemanjá; promove proteção, paz interior, vitória).
– 1 colher (sopa) de perfume de Alfazema (restabelece o equilíbrio energético do corpo).
– 1 colher (sopa) de sal grosso (proporciona limpeza energética da aura).
Como fazer
Macere bem as pétalas da rosa na água. Acrescente os outros ingredientes e misture tudo muito bem. Após o banho higiênico, banhe-se do pescoço para baixo. Durma com o banho. O que sobrar do banho, jogue no lixo comum. Pronto! Você está purificado! É mil!
Quando fazer
Sábado, horário de sua preferência ou no dia dela (02 de Fevereiro).
Ficam aqui as dicas de hoje para vocês! Viva Iemanjá! Salve! Salve!
Beijos,
Márcia Fernandes
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.