Hoje é Dia de Santa Rita de Cássia! Ela nasceu em Maio de 1381, pequena aldeia de Roccaporena, na Itália. Tinha muita vontade de participar da vida religiosa, porém segundo os hábitos da época, casou-se com Paulo Ferdinando.
O casal teve dois filhos e ela como mãe muito carinhosa e responsável, seguiu a missão de educá-los com comprometimento e amor. Todavia, os filhos foram induzidos pelo comportamento do pai que, após o casamento, tornou-se um homem inspirado em vícios, bagunça e traição.
Nesse tempo, Rita ficou bastante angustiada e sofreu com a morte de seu esposo que fora assassinado e ao saber que seus dois filhos tinham a intenção de vingança em virtude da morte do pai. Ela implorou muito a Deus sua morte para não ver tal desgraça em sua família, mas com o tempo, os dois jovens faleceram.
Ao final, Rita ficou sem esposo e filhos, e foi aí que ela se entregou de corpo e alma no Universo da oração, da prece Divina, penitência e realização de obras de caridade. Tentou ingressar no Convento Agostiniano em Cássia que, a princípio, não conseguiu, mas com a intercessão e muita oração direcionada para São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolas de Tolentino aproximadamente em 1441, conseguiu vínculo junto ao convento.
Ela buscava forças em Jesus Cristo, seu ídolo, já que gostaria de ser religiosa desde o início de sua vida. Segundo a história, ela recebeu um sinal na testa que a fez sofrer muito em virtude da humilhação que sentia, pois era malcheirosa e isso constrangia as pessoas.
Faleceu com 76 anos de idade após uma grave doença. Atualmente, ela intercede por nós pelas causas impossíveis, sendo conhecida como a “Santa dos Impossíveis”. Foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900.
Agora, segue a singela oração de Santa Rita de Cássia para que possamos confortar nossa alma com fé, perseverança e bênçãos. Aproveite a oportunidade, faça seus pedidos com muita fé e paz no coração a Santa Rita de Cássia e alcance sim suas graças e bênçãos.
Oração a Santa Rita de Cássia
Ó poderosa e gloriosa Santa Rita,
eis a vossos pés um alma desamparada que,
necessitando de auxílio,
a vós recorre com a doce esperança
de ser atendida por vós
que tendes o incomparável título
de SANTA DOS CASOS IMPOSSÍVEIS E DESESPERADOS.
Ó cara Santa, interessai-vos pela minha causa,
intercedei junto a Deus
para que me conceda a graça
de que tanto necessito (faça aqui seu pedido).
Não permitais que tenha de me afastar
dos vossos pés sem ser atendido.
Se houver em mim algum obstáculo
que me impeça de obter a graça que imploro,
auxiliai-me para que o afaste.
Envolvei o meu pedido
em vossos preciosos méritos
e apresentai-o a vosso celeste esposo, Jesus,
em união com a vossa prece.
Ó Santa Rita,
eu ponho em vós toda a minha confiança;
por vosso intermédio,
espero tranquilamente a graça que vos peço. Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós!
(Rezar um Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai)
Viva Santa Rita de Cássia! Salve! Salve!
Beijos,
Márcia Fernandes