Hoje, 17 de Dezembro, é Dia de São Lázaro!
Segundo a Bíblia, no Evangelho segundo João, Lázaro de Betânia era descrito como um amigo que Jesus Cristo teria ressuscitado, irmão de Marta e de Maria. A origem de seu nome vem do hebraico Eleazar significando “Deus ajudou”.
Conforme os escritos, Lázaro após ter sido ressuscitado dirigiu-se a Provença após a morte de Jesus Cristo juntamente com suas irmãs e mais pessoas. É considerado o primeiro bispo de Marselha. No período da Idade Média, tornou-se também o padroeiro dos leprosos.
Na Umbanda, o culto é feito a Omulu ou Obaluayê.
É um orixá sombrio, severo e bravo. Se for desrespeitado, porém pai bondoso e fraternal para os merecedores através de gestos humildes e leais.
Seus filhos têm tendência à autopunição, possíveis problemas nos membros inferiores, pequenos defeitos físicos e alergias. É considerado o “senhor da doença”.
No dia a dia, seu comportamento é masoquista, um tipo de pessoa que costuma exagerar em seus sofrimentos, sendo incapaz de se sentir satisfeitos, mesmo quando a vida está tranquila.
Por sua imaginação triste, eles podem dispensar um belo dia de consagração à felicidade. Sua marca mais forte nem é a exibição desse sofrimento, mas o sofrimento em si. A tendência autopunitiva é tão forte que podem se transformar em problemas psicológicos, isso significa passar todo o problema para o físico.
Como a palha cobre suas chagas e demonstra um caráter tenebroso, o filho desse orixá oculta sua individualidade como uma máscara e até um respeito e certo medo dos outros. Entretanto, isso não ocorre, pois se apresentam humildes, simpáticos e caridosos.
Dessa forma, esse orixá toma a personalidade da caridade na cura das doenças, sendo considerado o “Orixá da Saúde”, Chefe da terceira linha da Umbanda.
Vamos a algumas de suas características:
Sua Saudação: Atotô, que significa “silêncio, respeito”.
Astro regente – Saturno.
Bebida – água de arroz.
Características do Orixá – sábio e destemido.
Cores – branco, roxo e negro.
Dia da semana – segunda-feira.
Elemento – Terra.
Ervas – jurubeba, erva de bicho, picão.
Flores – qualquer uma de cor branca ou roxa.
Metal – chumbo.
Numerologia – 13.
Pedras – Ônix e pedras negras.
Sincretismo – São Roque (festejado em 16 de Agosto) e São Lázaro (17 de Dezembro).
Agora, seguem duas maravilhosas preces: Oração a São Lázaro e ao Senhor Obaluayê para apreciarmos no dia de hoje!
Oração a São Lázaro
(Para pessoas que enfrentam problemas com doenças e para nos livrar de toda e qualquer enfermidade física e espiritual)
Oh! Milagroso São Lázaro, grande amigo de Jesus, valei-me nesta hora deaflição.
Preciso da vossa valiosa ajuda para vencer as lutas do dia a dia e as forças malignas que procuram tirar-me a paz.
Oh! São Lázaro cheio de chagas, libertai-me das doenças infecciosas e contagiosas que querem contaminar meu corpo com enfermidade (fazer o pedido).
Oh! São Lázaro, ressuscitado por Cristo, iluminai os meus passos, afim de que, por onde eu andar não encontre armadilhas ou empecilhos quaisquer.E guiado pela vossa luz me desvie de todas as emboscada preparadaspelos meus adversários.
Oh! São Lázaro, guardião das almas, estendei as vossas mãos agora mesmo sobre mim, livrando-me dos desastres, dos perigos contra a vida, da inveja e de todas as obras malignas.
Oh! São Lázaro, que comia as migalhas caídas da mesa dos ricos, abençoai minha família, o meu pão de cada dia, a minha casa, o meu trabalho, cobrindo-me com o véu da prosperidade do amor, da saúde e da felicidade.Que minha família se mantenha unida.
Por Cristo Nosso Mestre, na força e Luz do Espírito Santo. Amém”.
Oração ao Senhor Obaluayê
Proteja-me, Pai, Atotô Obaluayê!
Oh, Mestre da Vida,
Proteja seus filhos para que suas vidas sejam marcadas pela saúde.
Vós é o limitador das enfermidades.
Vós é o médico dos corpos terrenos e almas eternas.
Suplicamos sua misericórdia aos males que nos afetam!
Que suas chagas abriguem nossas dores e sofrimentos.
Concede-nos corpos sadios e almas serenas.
Mestre da Cura, amenize nossos sofrimentos que escolhemos resgatar nessa encarnação!
Atotô meu Pai Obaluayê!
Por fim, segue uma dica especial:
Banho de Omulu, São Lázaro para pedidos de proteção espiritual, cura e saúde
Ingredientes:
– pipoca.
– azeite.
– panela.
Como fazer
Estoure a pipoca no azeite (sem sal). Em seguida, peça para sua mãe, madrinha ou avó pegar um punhado desse azeite (juntamente com a pipoca) e passar em todo seu corpo (frente e atrás da cabeça aos pés) após o banho higiênico orando o Pai Nosso pedindo com fé para São Lázaro, Omulu: proteção espiritual, a cura e saúde em sua vida. Poderá passar também até nas partes íntimas de seu corpo. Na sequência, retire o excesso da pipoca, jogue fora, não enxague. Durma com o preparo em seu corpo.
Quando fazer
Dia de São Lázaro (17 de Dezembro) ou em uma segunda-feira (uma vez ao mês).
Viva São Lázaro! Salve! Salve!
Beijos,
Márcia Fernandes
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.
Acesse os meus conteúdos GRATUITOS em outras redes sociais: ↴
► SITE: https://www.marciafernandes.com.br
► INSTAGRAM: https://www.instagram.com/marciasensitiva
► FACEBOOK: https://www.facebook.com/marciasensitiva
► YOUTUBE:
https://www.youtube.com/user/joinmarciafernandes
► TELEGRAM: https://t.me/sensemarcia
► TWITTER: https://www.twitter.com/marciasensitiva
► SENSECAST: https://spoti.fi/2TMw7Wx