Como elevar a qualidade de seu casamento?

qualidade_casamentoA maioria das pessoas sonha com o momento do casamento. É claro que antes que isso ocorra, há uma longa jornada para a descoberta da pessoa ideal em sua caminhada existencial.

Primeiramente, conhecemos a pessoa, namoramos por um tempo, conciliando assim as afinidades. Depois, há o projeto do casamento para colocá-lo em prática. Enquanto isso, o sentimento do amor, paixão e ternura está todo a vapor. Mas como manter a chama do amor sempre acesa após o casamento?

Li algumas recomendações, ou melhor, os 10 hábitos de casais felizes observados pelo psicólogo Dr. Mark Goulston, do Pshicology Today. Veja o que ele nos sugere para que possamos manter o entusiasmo, a felicidade em nosso relacionamento amoroso, mesmo após o casamento diante de tantos desafios a serem superados na vida a dois:

1. Ande de mãos dadas.

Para o psicólogo, casais felizes andam de mãos dadas. Isso também significa que apesar dos desafios da vida, o casal estará sempre junto para superar os obstáculos.

2. Diga “Eu te amo”, “Tenha um bom dia”, todos os dias.

Para ele, você acaba motivando o parceiro para que tenha um ótimo dia e nada melhor do que lembrarmos dessas doces palavras, apesar dos desafios, sempre teremos forças para continuar.

3. Vá para cama no mesmo horário.

Para Dr. Mark, esta é uma forma de fortalecer o relacionamento amoroso, pois a sensação de se ter um parceiro/a ao seu lado é importante. Para ele, casais felizes vão para a cama juntos, independente, do horário de cada um para acordar no outro dia.

4. Não vá para a cama sem um beijinho de “boa noite”, independente de como você se sinta.

Não importa os aborrecimentos sofridos, o que interessa aqui é que o parceiro, apesar das mágoas, deseja um relacionamento feliz e esse gesto fortalece a energia do amor.

5. Cultive interesses em comum.

Aqui é preciso respeitar a individualidade de cada um em referência aos gostos e passatempos, mas ao mesmo tempo, o casal deverá também cultivar os mesmos interesses sempre que puderem. Por exemplo, praticar um esporte juntos fortalece o sentimento do amor em ambos.

6. Foque nos acertos do parceiro e nas coisas boas da relação.

Para o psicólogo, casais felizes enfatizam os pontos positivos do relacionamento e tentam acertar os pontos negativos.

7. Ligue para dar uma checada durante o dia.

Não fique totalmente ausente, sem dar nenhum sinal de vida ao seu parceiro/a. Dessa forma, você não demonstra interesse. Dê um alô no decorrer do dia, envie uma mensagem e quando vocês se encontrarem ao final do expediente, poderão conversar melhor sobre as novidades do dia.

8. Confie e perdoe

Nem tudo é um mar de flores, haverá momentos em que o casal irá discordar de alguma situação. Aí é hora de usar e abusar do bom senso e sabedoria interior para driblar situações, relevar em vez de punir, perdoar sempre que necessário.

9. Abracem-se no momento em que se encontram.

O toque do abraço diz tudo, mostra seu interesse pela pessoa amada, é uma espécie de aconchego, demonstração de carinho, de afeto. O ato de não abraçar demonstra a questão de ser ignorado, é estranho.

10. Tenha orgulho de estar com quem você está.

Mesmo em público, casais felizes demonstram gestos de carinho, tais como um abraço, mãos dadas, sentados lado a lado. Não se deve ter vergonha da pessoa que você ama.

Após esse maravilhoso ensinamento do Dr. Mark, vamos refletir sobre esses hábitos e conquistá-los em nosso dia a dia junto da pessoa amada? Que tal tentarmos e fortalecermos ainda mais a vida a dois? Ficam aqui as dicas de hoje para serem apreciadas!

Beijos,

Márcia Fernandes