Infelizmente, a depressão é uma doença da alma. Estima-se que 20% da população estejam com este problema em ação. Esta doença é a maior causa de ausência no ambiente de trabalho, sendo que 50% dos deprimidos não têm vida social e sofrem com o sentimento da solidão.
Quais são os principais sintomas da depressão?
Os principais sintomas são: tristeza profunda, falta de sono, falta de ânimo para realizar qualquer tipo de tarefa, falta de apetite, sente-se energeticamente fraco, baixíssima produtividade, perda do prazer pela vida, sentimento de egoísmo, agressividade, falta de fé em Deus, desesperança.
A ciência médica não tem um diagnóstico preciso da origem da doença. Fala-se em distúrbios dos neurotransmissores no âmbito do sistema nervoso central, de herança genética, frustrações, perdas precoces.
Na visão espiritual, a causa da depressão não está somente no corpo físico, mas também na alma do ser humano, sendo assim caracterizada como doença do espírito.
O Espiritismo é bem claro quando diz respeito ao processo depressivo do indivíduo. É um período avançado do processo obsessivo, resultante do assédio de espíritos com baixa vibração energética, espíritos inferiores, na mente do ser humano, portanto, é necessário saber que não somos somente matéria, somos também um espírito conectado com as energias do universo.
Na verdade, nós, seres humanos, possuímos certa sensibilidade mediúnica, ou seja, uma predisposição a sermos sensíveis ao universo espiritual, uns com alto grau de sensibilidade enquanto outras pessoas, não, mas somos sim sensíveis ao mundo espiritual que nos rodeia de acordo com nossos pensamentos e sentimentos. Por isso, a importância dos pensamentos e sentimentos positivos diante da vida, dessa forma, atrairemos somente boas energias. É aquela velha história: somos o que pensamos e sentimos.
Sendo assim, a maioria das depressões nasce de um processo obsessivo, como já dito, decorrente de uma fraqueza moral o qual abre campo para espíritos com baixa vibração energética, com más intenções, interferindo assim na mente dos deprimidos.
E quais são os efeitos dessas obsessões?
São inúmeros os efeitos dessas obsessões. O deprimido chega a ficar confuso com a própria individualidade. Seus pensamentos ficam confusos, em desordem, gerando assim opiniões e ideias contraditórias. O sentimento de instabilidade, insegurança, medo, melancolia estão sempre presentes nos depressivos.
E como buscar o caminho da cura para a depressão?
As pessoas que trabalham seriamente nas doutrinas espíritas sabem que é sim possível a libertação desse mal na alma e na vida das pessoas. Para isso, os centros realizam trabalhos com a finalidade educar a sensibilidade das pessoas perante o universo onde vivem por meio de palestras, cursos, workshops, portanto, trabalha-se muito a mudança de sintonia espiritual do doente. É preciso sintonizar-se com as esferas superiores, com o Divino Superior (independente da crença ou religião), entender que o universo é repleto de energias tanto boas quanto ruins, bastando-nos educar nossa mente para que valorize mais tudo de bom que a própria sabedoria da vida nos reserva. Nos próprios centros, poderemos também ter a chance de ajudar o próximo, por que não participar dos trabalhos voluntários existentes por lá? Nos centros, são também oferecidos passes energéticos, Reiki etc, tudo para ajudar o deprimido a se recompor diante de sua existência. Vale a pena conferir este maravilhoso trabalho de recuperação!
Nós somos responsáveis pela criação de nossa realidade e quando fugimos do nosso compromisso com nossa essência, tudo tende a mudar, transformar. É necessário que estejamos engajados com nossa alma, nossa essência positivamente, nosso EU.
Não podemos nos esquecer de que precisamos tanto do auxílio espiritual quanto físico. Então, buscar orientação junto ao seu médico, terapeuta, psicólogo é de grande valia, sejamos humildes para recorrermos a isso. Nossa família, nossos amigos também serão ótimos companheiros em nossa jornada existencial, então, desabafe o que sente para uma pessoa querida, de sua confiança, certamente, todos o ajudarão nesta batalha.
Em resumo, para superar o problema da depressão, é preciso transformar a sintonia espiritual, educar a mente no bem, deixando assim as ideias infelizes de lado, portanto, mexa-se, vire a mesa, divirta-se com seus familiares, amigos, colegas de trabalho, diga “não” à solidão e sim para a vida.
Beijos e muita luz Divina a todos!
Márcia Fernandes