Acredito que todos conheçam esta erva maravilhosa da qual vamos falar um pouco no post de hoje: o cravo-da-índia.
O cravo-da-índia é uma planta nativa das Ilhas Molucas localizada na região da Indonésia. Esta erva era bastante utilizada na época das grandes navegações, porém somente as pessoas ricas tinham acesso a ela, pois era muito cara. Para se ter uma ideia disso, um quilo do cravo-da-índia custava em média 7 gramas de ouro, ou seja, era considerado uma relíquia nesse tempo.
Atualmente, o cravo-da-índia é considerado uma maravilhosa erva medicinal, além de ser bastante apreciado na culinária em geral.
Mas quais são os benefícios do cravo-da-índia para nossa saúde em geral? É isso que vamos saber a partir de agora! Vamos às dicas:
– O cravo-da-índia funciona como um excelente analgésico. Melhora a dor de cabeça, dor de dente, proporciona um alívio nas dores de cólica menstrual, é ótimo para dor de garganta e promove também a redução da febre.
– É ótimo para quem tem problemas com a má digestão, sofre com mal-estar no estômago ou apresenta sintomas de náuseas, enjoo, bom também no combate a vômitos.
– É ideal para quem deseja emagrecer, perder uns quilinhos a mais, pois o cravo-da-índia apresenta uma ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo queimando gradativamente as gorduras.
– Promove a redução do colesterol ruim, mais conhecido como LDL.
– Auxilia na prevenção contra a doença do Câncer.
– Ajuda no tratamento de mau hálito, eliminando assim aquelas bactérias as quais predominam em nosso sistema bucal.
– É rico em vitamina A e isso significa que o cravo-da-índia ajuda no fortalecimento de nossa imunidade, prevenindo-nos das doenças virais.
– É excelente também para manter nossa visão límpida, pois protege nossa retina.
– Segundo estudos, o cravo-da-índia ajuda na redução dos níveis de açúcar no sangue. A ingestão de um ou dois dentes do cravo todos os dias é ideal para quem tem o diabetes tipo 2.
– Melhora a circulação sanguínea em geral.
– Ajuda na redução de dores e inchaços em virtude da presença do Eugenol, propriedade considerada anti-inflamatória presente no cravo-da-índia.
– Atua como um excelente expectorante, aliviando a tosse.
– Reduz os espasmos musculares, aliviando os sintomas de câimbras.
– Ajuda no bom funcionamento da tireoide.
Como usar o cravo-da-índia?
Nós podemos utilizar o cravo-da-índia na forma de pó ao prepararmos os pratos culinários, é um tempero a mais para dar aquele sabor especial. Podemos preparar um bom chá com as flores secas do cravo-da-índia. Para isso, basta adicionar 2 a 4 cravos a uma xícara de água fervente e deixe a infusão agir por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, o ideal é consumir o chá, aproveite que está fresquinho e quentinho. Outra forma de usar o cravo-da-índia é em forma de extrato de óleo. Com ele, você poderá fazer massagens e compressas.
É importante ressaltar que o cravo-da-índia não deve ser consumido pelas mulheres gestantes, pois poderá provocar contrações. Na dúvida, ao ingeri-lo, comente com seu médico e busque uma orientação mais adequada de acordo com seu problema de saúde.
Gostaram das dicas? Espero que sim! Desejo a todos luz no coração e na alma!
Beijos,
Márcia Fernandes
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.