Todos que assistem à novela “Salve Jorge” da Rede Globo de Televisão tem o exemplo claro de pessoas falsas que se aproximam, dando uma de amigas para conseguirem algo de seu interesse.
A personagem Lívia, Claudia Raia, e seu secretário Russo (Adriano Garib) são belos exemplos desse tema em questão.
Saibam que isso não acontece apenas na ficção, mas também na vida real e é mais comum do que se imagina. Muitas vezes, são pessoas agradáveis, de excelente papo, usam frases que gostamos de ouvir, nos chamam de doce, querida (o), linda (o), se mostram além das aparências, nos dão atenção, informações que nos fazem parecer únicos. Aí ele ou ela, na primeira oportunidade, distorce as atitudes de verdadeiros amigos.
Temos de tomar muito cuidado com pessoas assim, antes que usem de suas estratégias para nos envolver completamente, temos de nos manter longe.
Quando notamos que uma pessoa é falsa, a melhor coisa é não se aproximar, não se abrir, não contar fatos de sua vida, pois qualquer informação poderá ser usada contra você.
Até podemos fazer parte do mesmo grupo de amigos dessa pessoa falsa, mas mantenha distância, não aprofunde seus assuntos, fique mais na sua.
O ser humano não é obrigado a tratar todos da mesma forma, portanto, é possível manter relação social e superficial. Se a pessoa falsa tiver oportunidade, distorcerá totalmente a sua atitude e conseguirá convencê-lo disso, pois são pessoas manipuladoras e se você tiver criado expectativas, poderá se enganar também.
Em síntese, estamos tendo uma boa lição a respeito deste tema, por ser um assunto da atualidade e por causa da novela.
Cuide-se, preserve-se, avalie seus relacionamentos, mais cedo ou mais tarde, a “máscara cai”. E quando isso acontecer, saiba se posicionar e dar um basta! Fica aqui a dica do dia para você!
Beijos,
Márcia Fernandes