Quando cultuamos nosso Orixá, cultuamos também as forças da natureza. Então, vamos a eles e aos seus significados!
Oxalá
As frutas são: uva verde, pera, damasco, maçã, melão, coco verde. Elas nos trazem a energia da harmonia, do equilíbrio emocional com bênção.
Iemanjá
As frutas são: melancia, melão, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, kiwi, graviola. Elas nos trazem a energia da prosperidade, pois são consideradas as divindades do mar.
Cosme-Damião
As frutas são: goiaba, pitanga, groselha, cereja. Elas promovem a cura e dá doçura em nossos pensamentos.
Oxóssi
As frutas são: abacaxi, laranja, limão, caju, acerola. Elas transformam de forma negativa em situações positivas. É o orixá da fartura.
Oxum
As frutas são: mamão, laranja doce, maracujá doce. Elas controlam a fecundidade.
Ogum
As frutas são: banana, uva rose, maçã, graviola, abacate. Elas quebram todas as dificuldades, defendem a lei e a ordem.
Obaluaê
As frutas são: jaca, cajá, carambola, morango, amora, mamão, romã e maracujá. É considerado o senhor das doenças, rege o campo santo entre o material e o espiritual.
Xangô
As frutas são: marmelo, melão, caqui, fruta do conde, maracujá, manga, limão. É considerado justiceiro.
Exu
As frutas são: pitanga, cana-de-açúcar. Elas limpam os ambientes e abrem os caminhos.
Pomba-Gira
As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns.
Como escolher qual fruta oferecer ao seu orixá?
Cada fruta tem seu sabor, umas mais doces e outras mais ácidas. Cada uma tem sua importância em sua obrigação.
As mais doces no prato representam a doçura da vida, a benção alcançada, a doçura do mel.
As frutas que trazem o elemento água, elemento vital para a vida e quando ofertadas aos orixás, estamos ofertando e agradecendo por nossa vida.
As frutas tenras, saborosas, nem duras nem moles, nem doces nem azedas com sabor equilibrado, nós podemos ofertá-las quando desejamos equilíbrio emocional, espiritual, para dar ou agradecer o equilíbrio da vida nas palavras.
As frutas cítricas, ditas azedinhas, essas têm o azedo do limite, limites da vida, limite do certo e errado para que não haja perdimento dos caminhos da vida.
Temos também que levar em conta que cada fruta tem sua época de plantio e de colheita, então, as oferendas também têm opções de frutas da época, mas acima de tudo, devemos saber qual fruta oferecer a cada orixá ou o que o médium sensitivo recebe para servir para aquele orixá.
Quando vamos servir a oferenda aos orixás, deve- se oferecer uma fruta para cada orixá, uma diferente da outra, evitando o cruzamento de linhas.
Gostaram da sabedoria? Espero que sim!
Muita paz e luz a todos!
Beijos,
Márcia Fernandes
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.