Geralmente, Regressão são consultas de uma hora, mas com base em sessões anteriores.
É um estado passageiro de atenção modificada na pessoa, estado que pode ser produzido por outra pessoa em que diversos fenômenos podem aparecer espontaneamente em resposta a estímulos.
Esses fenômenos compreendem uma mudança de consciência e na memória uma suscetibilidade agravada pela aparição e sugestão de pessoas, respostas, ideias que não são familiares a ela e não são habitual.
Com poucas exceções, qualquer pessoa, se quiser, pode ser hipnotizada. Quem não deseja isso, não será.
A hipnose é uma questão de cooperação entre quem está hipnotizando e o hipnotizado. Não há nenhum tipo de poder de uma pessoa sobre a outra.
Os hipnoterapeutas vão tentar ajudá-lo dentro do que você deseja e não o que eles querem.
A pessoa ideal é aquela que tem boa imaginação visual, deseja ser hipnotizada e é grande cooperador.
A hipnose pode ajudar em inúmeros problemas, porém não resolverá nenhum, mas ajudará nos fatores emocionais.
Nos últimos estudos, a hipnose tem se mostrado eficaz como: deixar de fumar, emagrecer, todos os tipos de fobias, insônia, dor crônica, impotência, enxaquecas, partos, timidez, roer unhas, hipertensão etc.
Curiosidades sobre hipnose
É mito dizer que quando hipnotizado, a pessoa perde totalmente a consciência, não sabendo o que está ao redor.
É mito que a hipnose é perigosa ou que a pessoa pode ficar presa neste estado e jamais voltar dele ou ainda que fará algo que não queira, isso jamais.
Também na hipnose a mente e o subconsciente protegem a integridade da pessoa que não comete nada contra seus valores e princípios.
Ninguém ficaria em estado hipnótico eternamente. Se o hipnoterapeuta no meio de uma sessão cai morto, após alguns minutos o hipnotizado retorna a consciência.
Enfim, as pessoas não perdem a consciência quando estão em transe.
A Regressão feita por hipnose segue:
a) Indução – existem várias técnicas de indução, desde relaxamento, visualização etc. Todas as técnicas são boas, mas se escolhe a melhor de acordo com o perfil da pessoa.
b) Aprofundamento – etapa que busca um contato interior mais profundo.
c) Criação de âncoras para tranquilidade e segurança.
d) Trabalhar objetos ( regressão, programação mental, progressão etc).
e) Sugestões pós-hipnóticas.
f) Término do estado ampliado de consciência.
g) Conversa final e término da sessão.
Em geral, na primeira sessão estamos um pouco ansiosos, afinal é algo novo para alguns e isso interfere em relação ao processo, então, uma conversa descontraída.
Atualmente, a Regressão é muito útil, procura eliminar causas de fobias, traumas, psicoses, neuroses, hábitos, dificuldades emocionais ou ajuda a controlar o stress e outras condições, ajuda também a vencer um bloqueio ou um problema.
Desta forma, pretende-se equilibrar o mundo exterior com o interior, levando a pessoa num estado de mais capacidade para gerir e lidar com a vida da melhor maneira possível.
Com a Regressão você pode tanto ficar nesta vida como ir para vidas passadas.
Beijos,
Márcia Fernandes