Um turbilhão de sentimentos

A maioria das pessoas conhece o corpo humano, pelo menos externamente, mas saiba que a nossa estrutura se divide em várias partes, tanto corpo quanto mente.

Na divisão mental temos, podemos dizer, a parte adulta a qual está plena de sabedoria e consciência e é por aí que fazemos as boas amizades, vencemos diversos obstáculos da vida e circulamos por todo lugar sabendo como retornar.

Por outro lado, temos aquela parte que parece primitiva, às vezes, até irracional. Estes são os impulsos violentos e nos fazem agredir, sentimento de ódio até o ranger dos dentes.

Na mesma mente pode existir um ser crente em Deus.  Quantos fanáticos religiosos colocam suas armas no chão e ajoelham para Meca e se dispõem a rezar? Muitos deles fazem isso.

Ainda existe a nossa parte infantil a qual se comporta como criança, na teimosia, na dependência; e é por isso que, às vezes, vemos adultos com comportamentos e atitudes de criança.

Quando um adulto deseja impor ordens, ser o famoso  “manda chuva”, já é o lado criança, pois ele deseja controlar a regra do jogo, dominar tudo e todos, caso contrário, ficará bravo e irritante.

Agora imagine todas as partes de sua mente interagindo dia e noite.  É necessário ser um bom medidor para que cada parte domine bem no momento certo buscando assim, a sintonia da justiça, da paz e do bem- estar da alma.

Podemos observar ainda a parte alegria, aquela brincalhona, divertida, extrovertida, mas que nos leva a novos caminhos, correndo riscos os quais podem modificar a nossa própria vida. Esta, com certeza, é a nossa criança sendo orientada por um adulto interno e isso faz maravilhas em nossa vida.

E assim, existe o dia da fera, do amor fraterno, da dependência, da solidão e outros mais dentro de nós. Mesmo naqueles dias, quando chegamos à nossa casa, completamente exaustos, desejamos muito dormir e sonhar com maravilhas, pois saiba que os sonhos são reflexos da forma que vivemos.

Vamos, juntos, todos os dias, exercitar mais a nossa convivência com as pessoas, aceitar mais as atitudes e reações alheias.

Mas para que obtenhamos pleno sucesso, precisamos harmonizar mais as partes de nossa mente. Para isso, você deve sentir por um instante o turbilhão de sentimentos que estão envolvendo-o. Pare por uns minutos, relaxe seu corpo e alma, ignore os ruídos à sua volta e ouça, pausadamente, o que as partes de sua mente estão querendo dizer. Silencie a sua alma, a sua mente e ouça mais a voz de seu coração.

E para complementar a sua reflexão, não deixe de orar,  perdoar e pedir para ser perdoado, pois a vida é maravilhosa, basta organizá-la e senti-la intensamente.

Desejo uma vida mais harmoniosa e feliz a todos vocês!

Beijos,
Márcia Fernandes