Santo Antônio, Exu Bará

Reza que Santo Antônio é Santo Casamenteiro! Ele entende os problemas sentimentais e materiais do ser humano, assim como Exus.  Por isso, aconteceu esse Sincretismo.

Santo Antônio é tido como Santo Casamenteiro e a ligação com Exu porque o matrimônio sela um compromisso de continuidade dos homens por meio da família.

Exu é o movimento, a dinâmica da vida , promovendo a interação entre Criador e criaturas (comunicação) e a perpetuação dos seres (reprodução).

O símbolo deste orixá é o falo, órgão sexual masculino, representando a fertilidade.  Suas características são: controvérsias, provocador, brincalhão, astuto, sensual, muitos o associam ao satanás.

Por ferir a moral cristã, a Umbanda o aculturou como divindade em que se cultuam apenas espíritos homônimos de características analógicas. 

O Exu é o orixá de ligação entre os homens e os outros orixás. Fato que o coloca próximo dos homens quase como uma cumplicidade, fazendo parte de suas vidas, desejos, ambições, sonhos, alegrias, tristeza etc. Por essa proximidade é chamado de compadre.

No sincretismo judaico cristão, Exu foi associado com a imagem de Santo Antônio, sendo Exu o próprio sentido da vida, da criação, do bem viver.

Agora, vamos a algumas características (Exu Orixá):

Dia da semana: segunda-feira.

Bebida – cachaça.

Cores – preto e vermelho ou multicolorido.

Sincretismo – Santo Antônio (considerado o “Santo Casamenteiro”).

Elementos – fogo e terra.

Plantas: pimenta, salsa, hortelã, urtiga, arruda, cansanção, mamona vermelha, tiririca (essas são populares); o uso de folhas sempre pode variar de tradição para tradição / casa para casa.

Comidas: farofa de dendê, bife acebolado, picadinho de miúdos.

Domínios: passagens, encruzilhadas, estradas, mercados, locais de movimento, caminhos, portas, entrada das casas.

Características marcantes (dos filhos de Exu): espertos, comunicativos, extrovertidos, brincalhões, amigos, ativos, apaixonados, criativos, persistentes, impulsivos.

O que ele faz? Vigia as passagens, abre e fecha caminhos, por isso, ajuda a resolver problemas da vida fora de casa e encontra caminhos para progredir. Além disso, protege contra perigos e possíveis inimigos.

Maravilhosa sabedoria, não é mesmo?

Beijos,

Márcia Fernandes

*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.