A dança é uma forma do Povo Cigano mostrar como enfrenta a vida e, realmente, eles mostram como são.
A cigana tem uma posição especial na dança, muitas vezes, garante o sustento dos seus com sua arte. Com a dança atrai boa sorte tanto para família quanto para seu grupo.
Com a cabeça levantada, demonstra o poder de sua raça; com o bater dos pés na terra, clama a força desse elemento para bailar; com as mãos para o alto, pede licença para exaltar a natureza; com a força feminina, a dança é uma entrega total a esse ritual de beleza e mistério, é um maravilhoso espetáculo.
O barulho das moedas e das pedras também se integra à música em seu ritmo no rodopiar, as palmas e ralhos envolvem como uma oração, saúda os presentes na comunhão do sagrado e da alegria.
Toda essa vibração de ritmo forte e elegante atrai a atenção do grupo, é dele a responsabilidade da proteção e das aberturas de caminhos de um povo por estradas desconhecidas, no sapateado, a busca da força e da coragem; as mãos ao céu agradecem e recebem um sol de esperança.
A Dança Cigana é envolvente, transformadora como o fogo, sábia e reveladora como o ar, de braços abertos buscando envolver um mundo inteiro, forte e poderosa como a terra, cristalina e mutável como a água.
Na dança, esse povo descobre seu valor e seu talento para seguir em frente. Ótima Sabedoria, não é mesmo?
Beijos,
Márcia Fernandes