Aprenda a dizer “não” em sua existência

aprenda_dizerUma das dificuldades do ser humano é dizer “não” nas ocasiões da vida. Um amigo fala aqui, outro ali, a família interfere em variados assuntos, os colegas de trabalho opinam, enfim, é uma enxurrada de conversas e ideias das pessoas a nossa volta sem fim.

Mas diante de tantas controvérsias, saiba que nós devemos ter nossas próprias opiniões e atitudes, pois cada pessoa é um ser único, Divino e possui seus próprios sentimentos e pensamentos. É claro que ao final das contas, esperamos atitudes positivas das pessoas, mas nem sempre temos isso como resposta.

Muitas vezes, contrariamos nossas próprias vontades e dizemos “sim” para não magoarmos o próximo. Aí estamos sendo incorretos conosco mesmo, pois contrariamos simplesmente o que nossa alma deseja.

Diante de tal situação, o que fazer?

É preciso analisar cada caso, casa situação antes mesmo de soltar um “não” por aí. O “não” deverá ser falado já de caso pensado e concluído, portanto, cada caso merece uma análise mais apurada por nós, consulte suas intuições, sinta o que seu coração tem a lhe dizer, escute sua alma, dê uma mãozinha para suas vontades e desejos. Em seguida, saiba dizer “não”, porém com delicadeza, classe e respeito.

Saiba que existem várias formas de expressarmos o que sentimos em nossa alma, pois tudo tem uma razão de ser, então, vamos escolher o caminho sim da atitude, da sinceridade, porém com respeito, afeição e entendimento. Não saia por aí assustando as pessoas, pense nisso!

Gente, tudo se resolve à base de uma boa conversa, sem desculpas, sem rodeios. Um bom bate-papo, descontraído nunca fez mal a ninguém e é aí que está uma ótima oportunidade para você expor o que sente.

Não faça com os outros aquilo que não aprovaria para você, eis um ditado popular das antigas e funciona, então, diga sim o que sente, o que pensa, mas com sabedoria e amor.

Pense na reflexão de hoje com carinho e você terá sucesso ao expressar um “não” com palavras carinhosas e sábias!

Beijos,

Márcia Fernandes