O povo cigano geralmente nasce com seu ofício predestinado, pois acompanha a família, então, temos circenses, tropeiros, músicos, fazendeiros, mas lógico que muitos estudam e se formam advogados, médicos, bancários.
Ainda temos os que trabalham com ferro velho e outros comércios, seja onde for, os ciganos trabalham e muitas vezes não revelam que são de descendência cigana, pois ainda nos dias de hoje, há preconceito em todo o mundo.
O racismo contra os ciganos faz com que eles não se identifiquem para que não haja perseguição. Eles são orientados a se impor e se fazer respeitar como uma raça milenar.
Na história, há um racismo silencioso contra os ciganos, mas eles possuem valores próprios, tradicionais e daí vêm os valores das organizações internacionais que há mais de meio século desenvolvem um trabalho importante.
Muitos deles são perseguidos, maltratados, mortos de forma desumana, mesmo assim, o povo cigano resistiu e ainda está por aí, pois enquanto houver união, sonho, liberdade, esse povo resistirá.
No Brasil, eles chegaram em 1574. Dizem que quando você estiver andando pelas ruas e cruzar com um cigano, terás sorte!
Legal este conhecimento, não é mesmo?
Beijos,
Márcia Fernandes