Você sabia que nós temos uma força interior que nos permite enfrentar as mais variadas e complicadas situações da vida?
Essa força chama-se autoconfiança, isto é, tomar a posse de si mesmo, independente das qualidades ou defeitos que temos.
Cada um de nós apresenta o seu próprio poder, a sua própria força para enfrentar os problemas diariamente. Muitas vezes, não acionamos essa força porque o medo e o fracasso já tomaram conta dos nossos pensamentos antes mesmo de resolver os fatos.
A falta de autoconfiança pode afetar todas as áreas de nossa vida, desde a nossa postura no emprego até os relacionamentos pessoais. Na verdade, a forma como pensamos de nós mesmos apresenta um forte impacto na forma como os outros nos tratam.
Alguns fatores para aumentar a nossa autoconfiança estão fora do nosso controle, mas outros dependem sim de nós. Aqui, vou postar algumas dicas interessantes para você melhorar a sua força interior sem ajudas externas. São elas:
1. Busque se conhecer melhor para fazer as melhores escolhas de sua vida. Sempre faça perguntas para você mesmo: “o que eu gosto e não gosto de fazer?”; “quais são os meus medos e meus débitos”? Essas e outras perguntas parecem simples, mas as respostas à elas determinarão o seu caminho.
2. Reveja as suas crenças, aprenda sobre Deus, reveja os seus credos, aprenda a orar e a se conectar com a sua paz interior.
3. Seja consciente de seu papel no Planeta. Você é parte do Divino, de Deus, portanto, você é responsável pelo Planeta onde vive, pelas suas atitudes e também pelas futuras conseqüências ambientais.
4. Cuide bem da sua saúde mental, espiritual, emocional e física. Faça uma higiene em seus pensamentos negativos. Lembre-se sempre: “você é o que pensa, o que fala e o que come”. Pense com carinho sobre isso!
5. No seu cantinho de meditação, faça sempre um exame de consciência, ou seja, “errei por quê?”; “o que eu aprendo com este erro?” Errar significa desejar o acerto sempre.
6. Valorize-se. Tudo no astral é belo e divino para você: a luz, a água, o céu, a paz, a prosperidade, a fartura, a natureza.
7. Pare de culpar os outros pelos seus fracassos. Deixe de lado a sua autopiedade. O Universo é igual para todos, você é uma das pessoas que faz parte dele. A autopiedade é o poder dos indefesos e daquelas pessoas que vivem reclamando e se queixando da vida. Acione a sua força vital e anime-se!
8. Seja sempre decisivo diante das situações da vida. Não deixe que o medo impeça a sua vontade de vencer, de superar os desafios e de arriscar.
9. Não tenha medo das críticas. Não dá para agradarmos sempre a todos. A comparação com as outras pessoas é uma das formas de perdermos a nossa autoconfiança. Sempre haverá pessoas melhores ou piores que nós. Assuma o que você é realmente.
10. Compre um espelho de corpo inteiro. Chega de olhar somente do seu pescoço para cima. Olhe-se por inteiro, aceite-se do jeito que você é, de corpo e alma em sua plenitude. Isso aumentará a sua autoconfiança.
11. Perdoe-se quantas vezes forem necessárias. Não se julgue e não se culpe quando praticar algum comportamento que não deseja. O autoperdão significa libertar a sua alma das falhas cometidas.
12. Comece a praticar algum exercício físico ou fazer caminhadas diariamente. Quando sentimos que estamos nos cuidando, a nossa autoconfiança aumenta.
13. Aprenda a dizer não! Pense em você, nas suas disponibilidades e fale não, quando necessário.
14. Aprenda a aceitar os elogios de outras pessoas. Analise sempre os elogios e, certamente, você enxergará as suas qualidades antes não vistas por você mesmo.
15. Melhore a sua autoconfiança com a gratidão. Seja grato por tudo o que você tem e possui, mesmo que seja um simples botão. A gratidão com a vida cria uma sensação de paz em nosso corpo e em nossa alma e isso irradia a nossa autoconfiança.
Paro por aqui, mas jamais esqueça que todos nós podemos desabrochar aquilo que somos. Não passe pela vida se sentindo inseguro, isso atrairá pesos e lutas para você. Permita-se atravessar a vida com a sua autoconfiança elevada, só assim você sentirá a verdadeira felicidade e terá melhor qualidade de vida.
Pense com carinho no post de hoje!
Beijos,
Márcia Fernandes.