O povo cigano é um povo nômade, gosta de música, cores alegres, dança e magia. Depois de vagar por muito tempo sobre as terras do Oriente, invadiram o Ocidente.
Na família, o comando geralmente é do homem, considerado mais capaz, mais inteligente por esse grupo. A presença feminina tem sua importância e pode haver líderes, por exemplo, as matriarcas e as tias conselheiras. Os ciganos nunca deixam de consultar seus avós, mães e tias para resolverem problemas consultando a sorte.
O Misticismo e a religiosidade fazem parte da vida do cigano. A maior parte dele acredita em um único Deus, Dou-la ou Bel, em eterna luta contra o demônio, Deng.
Jamais deixam de lado o culto aos antepassados, temem maus olhados, a crença na reencarnação e na força do destino, contra o qual não adianta lutar.
Mostrar os seios é normal, mas nenhuma cigana deve se mostrar da cintura para baixo. O povo cigano é um povo honesto, que vive procurando manter a dignidade e honradez, não sendo procedente a informação de ladrões que lhe é imputada. Seus grupos são tratados como clãs. A Santa deste povo é Santa Sara Kali.
Viva o povo cigano! Salve!Salve!
Beijos,
Márcia Fernandes