Esperanto, uma língua viva

O Esperanto é uma língua viva, o idioma da humanidade. Dentro de um plano Divino que visa à evolução humana no plano terreno, a língua internacional denominada Esperanto, bem como seu iniciador, o médico judeu-polonês Luiz Zamenhof, vieram ao mundo no momento e lugar certo.

Segundo o espírito de Valdomiro Lorenz, mestre esperantista, que desencarnado se valeu da mão de Chico Xavier para escrever o livro Esperanto como revelação.

A criação do Esperanto se deu primeiro entre os espíritos, “auxiliado pelas equipes de colaboradores que se afinavam com o ideal, o gênio da confraternização humana, com a inspiração Divina, o prodígio do Esperanto, estabelecendo a instituição de academias respectivas, nos planos espirituais e nações mais evoluídas”.

Após sua encarnação na terra, ao meio de barreiras linguísticas que separavam a todos, Zamenhof já manifestava seu desejo em pró à fraternidade universal e assimilou vários idiomas. A sua ideia era da existência de uma língua universalista para o mundo que desejamos construir.

Assim o Esperanto pode afirmar do alto de seus 112 anos de utilização prática, que não é mais projeto e sim um idioma que vive em 110 países, que por ser neutro, não representa supremacia militar ou econômica de um pais sobre os outros.

O Esperanto nunca pretendeu substituir os idiomas nacionais, mas se propõe a ser uma segunda língua, simples e acessível a qualquer pessoa, independente da sua situação econômica, pois todos os povos são iguais e emancipados.

Segundo a Federação Espírita Brasileira e o Esperanto, espíritos elevados nos orientam no sentido de que nos dediquemos ao Espiritismo e ao Esperanto.

A mediunidade de Chico Xavier e outros resultaram em maravilhosas mensagens em benefício do Esperanto. Muitos livros foram traduzidos em Esperanto e nos últimos anos, o Esperanto tem ajudado na divulgação da doutrina espírita em outros países.

Agora, vamos conhecer algumas palavras e expressões em Esperanto!

Pronomes pessoais do Esperanto

Mi – Eu
Ci – Tu
Vi – Vós, Você, Vocês e Tu
Li – Ele / Ŝi – Ela / Ĝi – Ele (coisa)
Ni – Nós
Ili – Eles

Algumas expressões básicas

Jes. – Sim.
Ne. – Não.
Saluton! – Olá!
Kio estas via nomo? – Qual é seu nome?
Mia nomo estas… – Meu nome é…
Kiel vi fartas? – Como você está passando?
Mi fartas bone. – Passo bem.
Kion vi faras? – O que você faz?
Kie vi loĝas? – Onde você mora?
Kioma horo estas? – Que horas são?
Ĉu vere? – De verdade?
Konsentite! – De acordo!
Dio! – Deus!
Vi estas bela. – Você é bonito/a.
Mi amas vin. – Eu te/vos amo.
Dankon. – Obrigado/a.
Nedankinde. – De nada.
Ĝis! – Até!

Dias da semana em Esperanto

Dimanĉo (domingo).

Lundo (segunda-feira).

Mardo (terça-feira).

Merkredo (quarta-feira).

Ĵaŭdo (quinta-feira).

Vendredo (sexta-feira).

Sabato (sábado).

Hieraŭ (ontem).

Hodiaŭ (hoje) e Morgaŭ (amanhã).

Gostaram do post? Espero que sim! 

Beijos,

Márcia Fernandes