Como falamos no post anterior, Exu é o guardião dos caminhos, soldado dos pretos velhos e caboclos e vem sempre na frente, sem mandar recado.
Infelizmente Exu é incompreendido, não faz mal a ninguém, mas atende aos pedidos. Mal é quem o contrata para fins negativos.
Correntes antigas formaram hierarquia para os Exus, relacionados como sete chefes de Legiões, que comandam e coordenam outros Exus (Falanges). São sete os Exus guardiões:
– Sr. Sete Encruzilhadas
– Sr. Marabô
– Sr. Tranca Ruas
– Sr. Tiriri
– Sr. Gira Mundo
– Sr. Veludo
– Sra. Pomba Gira ou Bombo Gira
Cada um desses sete amigos, trabalha em sete linhas da Umbanda, lutando contra o mal e ajudando as pessoas.
Em seus trabalhos, o Exu corta demanda, desfaz trabalhos e feitiços feitos por espíritos do mal. Eles ajudam nos descarregos, retirando os encostos e espíritos obsessores e os encaminhando para a luz ou para que possam cumprir suas penas em outros locais do astral inferior.
O dia do Exu é segunda feira, as cores são preto e vermelho, eles gostam de charutos, cigarros, bebidas como a cachaça; para Pomba Gira, rosas, champanhe e adereços.
Assim é o Exu, as vezes temido, as vezes amado, mas sempre alegre, honesto e combatente da maldade do mundo.
Salve!
Beijos,
Márcia Fernandes
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.