Exu Veludo pertence à linha das Encruzilhadas. É assistente imediato do Exu Rei das Sete Encruzilhadas. Obedece a Ogum e seu ponto de força é o lado direito do rio em relação ao pôr do sol.
Gostam que seus médiuns trabalhem descalços e quando Exus Veludo caminham, dão a impressão que estão pisando em areia (amassando). Recebem oferendas de trabalho tanto na água doce quanto salgada, pois sua forma é de cavalheiro ricamente vestido, o que dissona da sua personalidade.
Veste elegantemente de vermelho e preto, também com a capa nessa cor. Suas bebidas são de todos os tipos e finas. Fuma charutos de boa qualidade.
A origem do nome é bem antiga, ainda quando se falava dessa forma pelo tom de voz em que se incorpora Exu Veludo, fatalmente se incorpora o Exu dos Rios, os dois são quase que idênticos. Apesar de ser veludo no falar, é uma entidade muito forte.
Protege por demais seus médiuns, mas também exigem muito para isso. Esse Exu vem das costas orientais da África, era swahili (negro arabizado). Usa um turbante na cabeça de lindos tecidos trazidos do Oriente os quais valeram o apelido de veludo.
Sua forma muçulmana de se vestir confundiu-o com ciganos e o associou com os mesmos. Ele tem muitos conhecimentos de feitiços usando panos, tigelas, agulhas, pombas etc.
Abre caminhos e limpa trabalhos feitos em cemitério, gosta muito de whisky e grossos charutos.
Sábio conhecimento, não é mesmo? Espero que tenham gostado!
Beijos,
Márcia Fernandes
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.