Pai é uma palavra forte, não é mesmo? É um nome certo em muitas de nossas orações: “Pai Nosso que estais no céu… olhai por nós, filhos teus…”.
Conta a história que a origem desta maravilhosa comemoração iniciou-se em 1909, Estados Unidos, com a filha do veterano civil John Bruce Dodd. Ela, a filha, Sonora Louise Smart Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a carinhosa ideia de celebrar também o Dia dos Pais.
No decorrer da vida, seu pai presenciou a morte da mãe em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, portanto, John teve de criar os seis filhos com muita fé, garra e determinação.
Sonora, já adulta, muito orgulhosa da força interna de seu pai, enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane em 1910, cidade localizada em Washington, Estados Unidos sobre a comemoração do Dia dos Pais. A petição foi aprovada e o primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de Junho daquele ano.
A partir daí, a comemoração se expandiu pelo mundo afora e no Brasil, a ideia surgiu com o publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953. A data teve alteração para o segundo domingo de agosto por motivos comerciais em relação aos outros países.
Além da comemoração em si, temos também o lado espiritual de ser Pai. Lá no plano astral, você escolhe seus filhos para dar seu nome para perpetuar sua espécie no Planeta. Essa é a chance que você recebe de aprender a perdoar, a amar e a cuidar de alguém.
Mas o que é ser Pai? Ser Pai é ser amigo, compreensivo, amoroso, digno, estar de bem consigo mesmo e com os outros, respeitar os interesses e os sentimentos de seus filhos, mostrar o lado certo da vida sem cobranças e conflitos, estar aberto ao diálogo diante de qualquer situação ou problema, aconselhar o filho sem imposições, ser severo na hora e lugar certo, preservar a paz e a harmonia na família, progredir espiritualmente em conjunto com os filhos, oferecer todo o conforto e apoio na medida do possível, orientar e ensinar os filhos na conquista da autonomia.
Aproveite o momento e ore o Salmo 119, diariamente, para que seus filhos encontrem um caminho certo na vida, ore bastante também para seu Anjo da Guarda e do filho, assim a educação será mais harmoniosa, sábia, eficaz, amorosa, conectada com os Anjos e o Universo Divino.
Saiba que sua paternidade na terra é sim extremamente importante, mas nunca se esqueça de amar e respeitar a Deus, nosso Pai Maior.
Como é o Pai de cada Signo?
Áries – o pai Ariano ama fazer atividades ao ar livre com os seus filhos, sempre os motivando a praticar esportes. Além disso, gosta de expô-los à leitura, artes e música. Ele quer que seus filhos sejam bem sucedidos, independentes e confiantes, então é bem exigente em relação aos estudos ou quando os filhos participam de alguma competição. Ele também é protetor e muito brincalhão.
Touro – o pai Taurino é muito responsável e oferece uma sólida base familiar. Ele é um pouquinho conservador e gosta de impor uma rotina dos filhos, se preocupando com a lição de casa, com as roupas e a alimentação. O pai de Touro sofre muito quando os filhos resolvem sair de casa. Ele também é um pai muito carinhoso e paciente, mas, como todo Taurino, tende a ser teimoso.
Gêmeos – é aquele pai que sabe de tudo um pouco, como todo Geminiano curioso. Ele disponibiliza o que for possível para que os filhos tenham acesso à informação e educação; livros, brinquedos e equipamentos eletrônicos. Ele tem espírito jovem, adora bater papo, conhecer os amigos dos filhos e recebê-los em casa. Ter um pai geminiano é diversão garantida!
Câncer – é o pai que adora cozinhar e fazer atividades em casa. É protetor e está sempre em contato com os filhos durante o dia. É sentimental e um pouquinho mal humorado. Ele gosta de sentir que os filhos precisam dele, e acaba sendo mais maternal que paternal. Ele facilmente seria um “dono de casa”. Mesmo depois que os filhos crescem, o pai canceriano continua os controlando, como se fossem crianças.
Leão – o pai Leonino acaba se tornando muito amigo dos filhos porque ele tem uma alma de criança. É brincalhão, generoso e muito protetor, mas nem sempre é fácil de agradar; é aquele pai difícil de presentear! Ele gosta de acompanhar a vida escolar dos filhos os incentivando a ser bem sucedidos; é aquele pai que sai falando pra todo mundo sobre as conquistas e as boas notas da sua prole.
Virgem – o pai virginiano tende a estar sempre ocupado, e nem sempre tem tempo para ficar com os filhos. Mas quando está com eles, ele aproveita o máximo. Para ele, educação vem sempre em primeiro lugar, e como todo virginiano, é perfeccionista, então gosta de passar para os filhos suas habilidades de organização e disciplina. É aquele pai que, quando os filhos saem, ele diz que não vai esperar acordado, mas quando os filhos chegam, ele está lá, cochilando no sofá.
Libra – o pai libriano é pai e amigo ao mesmo tempo. Ele gosta de dar liberdade aos filhos, evitar conflitos, é paciente e não gosta de dar punições ou ser visto como controlador. Ele tem dificuldades em expressar descontentamento, o que pode causar indisciplina por parte dos filhos. O pai de Libra tem um grande senso de justiça, então gosta de ensinar os filhos a respeitar as pessoas e suas diferenças, além de ensiná-los a balancear a vida profissional ou escolar com momentos de lazer.
Escorpião – o pai escorpiano é quieto e reservado. Escorpião é forte por natureza, então para ele, o papel de pai e provedor é muito importante e está sempre pensando no futuro dos filhos. O homem de Escorpião é possessivo, então como pai ele tende a ser mais protetor. Ele tem facilidade de entender os problemas e emoções dos filhos em suas diferentes fases e tem a capacidade de sentir que algo está acontecendo mesmo que os filhos não se abram com ele.
Sagitário – ser criado por um pai Sagitariano significa ter uma infância com viagens, longas conversas à mesa de jantar e muitas piadas. O pai de Sagitário quer que os filhos tenham a mesma curiosidade e senso de aventura que ele. É o pai que incentiva os filhos a experimentar coisas novas e a encarar desafios. Ele é super companheiro tanto nos momentos de lazer quanto na vida escolar e profissional dos filhos.
Capricórnio – o pai Capricorniano é generoso e está sempre motivando seus filhos, mas pode ser um pouco exigente. Ele quer os filhos tenham responsabilidades diárias e gosta de controlar o dia-dia deles. Ele faz questão de dar aos filhos coisas que ele não teve, mas ao mesmo tempo, ele também costuma ensinar a importância e o valor do dinheiro, fazendo com que os filhos aprendam a economizar desde cedo.
Aquário – o pai Aquariano é alegre, sensato, e prioriza a harmonia. Ele dá liberdade para que seus filhos sejam independentes. Ele permite que os filhos se expressem livremente, deixando que eles escolham suas roupas ou que mudem a cor do cabelo quando quiserem. Ele quer que os filhos sejam capazes de interagir com todos os tipos de pessoas até que encontrem seu lugar na sociedade.
Peixes – o pai Pisciano está sempre disponível para ouvir os filhos e disposto a ouvir seus problemas, embora não seja a melhor pessoa para checar se eles fizeram a lição de casa ou se estão indo bem na escola. Ele pode até esquecer-se de ir à reunião de pais, mas ele está sempre inspirando os filhos a descobrirem seus talentos e a usarem a imaginação. O pai de Peixes faz tudo o que pode para mostrar a seus filhos que, apesar de ele não ser perfeito, ele os ama e está sempre tentando fazer o seu melhor.
A todos vocês, desejo uma Feliz Dia dos Pais! Não importa se ele é ausente, se não está mais nesse plano, se ele não é carinhoso, se não te dá muita atenção. Comemore com seu pai este dia porque foi ele quem Deus escolheu para ser seu pai.
Feliz Dia dos Pais a todos e Deus os abençoe com seu manto de amor, paz e luz!
Beijos,
Márcia Fernandes