A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que, de forma solene, a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.
Corpus Christi é uma palavra em latim e significa “Corpo de Cristo”. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade.
A origem deste dia começou no século XIII, em 1269. Nesta época, a Igreja Católica sentiu necessidade de que as pessoas sentissem a presença real de Cristo.
Conta a história que existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia com dúvidas quanto à presença de Cristo na Eucaristia. Então, ele decidiu ir à peregrinação no túmulo dos Apóstolos Pedro e Paulo em Roma para pedir o dom da fé. No meio do caminho, ao celebrar uma missa, foi novamente acometido da dúvida.
Na hora da Consagração, veio-lhe a resposta em forma de milagre, a Hóstia branca transformou-se em carne viva, respingou sangue, manchando seu corpo, os sanguíneos e as toalhas do altar sem, no entanto, manchar as mãos do sacerdote, pois, a parte da Hóstia que estava entre seus dedos, conservou as características de pão ázimo.
O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem recolhidos e levados a Orviedo em uma grande procissão e foi nesse momento que a comemoração de Corpus Christi foi decretada.
Muito boa esta sabedoria, não é mesmo? Paz, luz Divina a todos e ótima quinta-feira!
Beijos,
Márcia Fernandes