Glossário Espiritual

Pessoal, continuando o nosso glossário com as letras E, F e G.

Letra E

Ego Divino – é a nossa percepção da verdadeira identidade como Cristo Pessoal, o EU Divino, a Presença do EU SOU; a nossa consciência mais elevada, a origem do Homem.

Ego Humano – é a nossa consciência humana, a nossa personalidade, a autoimagem saudável, pura como um ser radiante e pronta para se entregar a Deus.

Elementais – são os seres da terra, do ar, do fogo e da água; são espíritos da natureza que servem a Deus e ao homem no plano físico com a finalidade de estabelecer a evolução da alma. Os elementais do Fogo são chamados de Salamandras; da Água, são as Ondinas; do Ar, são as Sílfides e da Terra, são os Gnomos.

Elemental do corpo – é o ser da natureza, invisível, que serve a nossa alma, isto é, cuida do nosso corpo físico. Ele trabalha como o Anjo da Guarda, é o nosso amigo invisível e ajudante do homem.

Espírito Santo – é a Terceira Pessoa da Trindade; a onipresença de Deus. É também considerado o Fogo Sagrado, as energias da vida no Cosmo. O representante da chama do Espírito Santo para as evoluções da Terra é o Mestre Ascenso.

Etérico – relaciona-se com o mais elevado plano do cosmo material, o mundo celestial.

Eu Divino – representa o EU SOU; é a Presença individual de Deus focalizada em cada alma individual; é considerado “a Identidade Divina do indivíduo”.

Eu Superior – é a Presença do EU SOU, o Cristo Pessoal, isto é, a nossa consciência superior.

Eu Inferior – significa o “eu pequeno” que indica a alma que se afastou, mas que pode decidir, por meio do livre-arbítrio, retornar ao Todo-Divino pela expressão do ser em Deus.

Eu verdadeiro – é considerado o Cristo Pessoal, a Presença do EU SOU, o Espírito imortal que é o princípio de tudo.

Letra F

Fogo Sagrado – é a presença do Espírito Santo no batismo das almas com a finalidade da purificação, da alquimia e da transmutação. É Deus, luz, vida e energia. “O nosso Deus é considerado um Fogo Consumidor”.

Letra G

Gabriel, Arcanjo – no hebraico simboliza GEBHER e significa “Homem de Deus”. É considerado o Arcanjo da Esperança, da Anunciação, da Revelação e é comparado a uma trombeta porque simboliza a voz de Deus e promove mudanças.

Beijos,

Márcia Fernandes