A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (“mácula” em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade porque ela estava cheia de graça Divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.
A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 08 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como “cheia de graça”), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Uma vez que Jesus se tornou encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.
Maria, filha de São Joaquim e Santa Ana, nascida na Palestina, foi preservada do pecado original desde o seu nascimento. A preservação desta pureza é porque Maria estava predestinada a ser Mãe de Jesus.
A Imagem de Nossa Senhora da Conceição mais conhecida encontra-se em Portugal.
Neste dia, também é feita a grande peregrinação ao Santuário de Vila Viçosa por ser a Padroeira principal de Portugal.
Na Umbanda, hoje é considerado Dia de Oxum, enquanto que no Candomblé, é considerado Dia de Iemanjá.
Orixá Oxum é considerado “a dona do ventre”, dos relacionamentos e bastante vaidosa. Segundo lendas, ela também era considerada uma rainha e uma cidade na África tinha seu nome. Ela era mulher de Xangô. Podemos fazer pedidos a ela sobre questões de saúde, que ela interceda nas dificuldades existentes nos relacionamentos afetivos em geral e proteção no período de gestação. Oxum é a dona da beleza, do brilho e a ela se dá o ouro a cor dourada amarela.
Já Iemanjá é um dos Orixás mais importantes do Brasil. Seu nome vem de Yéyé omo ejá, que significa mãe e seus filhos são pessoas do signo de Peixes.
Também conhecida como Rainha do Mar, ela é mãe de quase todos os outros Orixás, rege a maternidade e representa a fertilidade. É caracterizada como uma sereia que veste azul e branco e usa um espelho que representa o mundo que ela orienta, educa e acarinha; é a Deusa que olha pelos pescadores e marinheiros, é a senhora dos lares, das mães e esposas e traz harmonia as famílias.
De seios fartos, é também considerada “dona do pensamento”, muito cultuada como guerreira no contexto em geral. Então, a ela, podemos fazer pedidos de paz, harmonia, que interceda nos problemas relacionados à depressão. É uma mãe muito intensa, preocupada com o bem-estar das pessoas e protetora também daqueles que têm dificuldades.
Vamos a algumas das características de Iemanjá:
– Dia da semana: sábado.
– Elemento da natureza: água.
– Ervas: pata-de-vaca, alfazema, lavanda.
– Essências: jasmim, orquídea.
– Flores: angélica, hortênsia e rosa branca.
– Metal: prata.
– Pedras: água marinha, lápis-lazúli, pérola e turquesa.
– Bebidas: água mineral e champanhe.
– Chakra: frontal.
– Cores: cristal, branco e azul claro.
– Comidas: arroz, manjar, peixe e canjica.
– Planeta: Lua.
– Ponto da natureza: mar.
– Símbolos: Lua Crescente, ondas e peixe.
– Sincretismo: Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Conceição.
– Quizilas: poeira e sapo.
– Lenda: “As ondas do mar”.
No início da nossa criação, os seres humanos poluíram demais o mar. Por esta razão, Iemanjá percebia que sua casa vivia suja. Ela reclamou para Olorum, Deus, que lhe deu o poder de devolver à praia toda a sujeira, criando assim as ondas. E as ondas devolvem a terra tudo o que não pertence ao mar.
Agora, seguem algumas características de Oxum:
– Bebida: Champanhe.
– Comidas: Banana, pirão e quindim.
– Chakra: Umbilical.
– Cores: Azul claro, rosa e amarelo.
– Dia da semana: Sábado.
– Elemento: Água.
– Corpo humano: Órgãos reprodutores.
– Ervas: Jasmim e dinheiro-em-penca.
– Metal: Ouro.
– Pedras: Topázio.
– Essências: Lírio e Rosa Amarela.
– Planetas: Vênus e Lua.
– Quizilas: Abacaxi e Barata.
– Saudação: Ora ye ye oa ie ie u.
– Sincretismo: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Cabeças, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora de Nazaré.
– Pontos da natureza: Cachoeira e Rios.
Por fim, segue uma dica especial para você preparar no dia de hoje:
Banho de Purificação de Iemanjá
Iemanjá é protetora da família, portanto, todos da família podem preparar este maravilhoso banho com o objetivo de afastar negatividade, ou seja, eliminar as energias ruins que atrapalham seu dia a dia.
Ingredientes:
– 2 litros de água (temperatura ambiente).
– pétalas de uma rosa branca (simboliza Iemanjá; promove proteção, paz interior, vitória).
– 1 colher (sopa) de perfume de Alfazema >> restabelece o equilíbrio energético do corpo.
– 1 colher (sopa) de sal grosso >> proporciona limpeza energética da aura.
Como fazer
Macere bem as pétalas da rosa na água. Acrescente os outros ingredientes e misture tudo muito bem. Após o banho higiênico, banhe-se do pescoço para baixo. Durma com o banho. O que sobrar do banho, jogue no lixo comum. Pronto! Você está purificado! É mil!
Quando fazer
Dia de Nossa Senhora da Conceição ou aos sábados, horário de sua preferência.
Viva Nossa Senhora da Conceição! Salve! Salve!
Beijos,
Márcia Fernandes
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.