Conta-se que Santa Luzia pertencia a uma família italiana e rica, recebeu ótima orientação cristã, ao ponto de ter feito um voto de viver virgindade perpétua.
Com a morte do pai, sua mãe desejou que Luzia se casasse com um jovem pagão. Luzia pediu um tempo e foi em romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e sofrimentos que passaria.
Ela vendeu tudo e deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Santa Luzia ao se manter firme em não quebrar os votos, enfrentou as autoridades perseguidoras até a decaptação em 303, para assim testemunhar com a vida ou morte.
Santa Luzia é considerada a Santa que devolve a visão para aqueles merecedores com fé, seu corpo está guardado na catedral de Veneza. Agora, segue a singela oração a ela, confira:
Oração de Santa Luzia
“Ó Santa Luzia que preferistes deixar que os Vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé.
Ó Santa Luzia cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a de negar a Jesus. E Deus com milagre extraordinário Vos devolveu outros olhos sãos e perfeitos para recompensar Vossa virtude e Vossa fé.
Protetora das doenças dos olhos, eu recorro a Vós… (faça seus pedidos com fé) para que protegeis as minhas vistas e cureis as doenças dos meus olhos.
Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.
Conservai também os olhos de minha alma, da fé, pelos quais eu posso ver meu Deus e aprender os seus ensinamentos para que eu possa aprender contigo e sempre recorrer a Vós.
Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.
Santa Luzia, dai-me luz e discernimento.
Santa Luzia, rogai por nós. Amém”.
Viva Santa Luzia! Salve! Salve! Desejo paz e luz a todos!
Beijos,
Márcia Fernandes