Hoje é Dia de Santa Luzia, protetora dos olhos!

Conta-se que Santa Luzia pertencia a uma família italiana e rica, recebeu ótima orientação cristã, ao ponto de ter feito um voto de viver virgindade perpétua.

Com a morte do pai, sua mãe desejou que Luzia se casasse com um jovem pagão. Luzia pediu um tempo e foi em romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e sofrimentos que passaria.

Ela vendeu tudo e deu aos pobres, e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Santa Luzia ao se manter firme em não quebrar os votos, enfrentou as autoridades perseguidoras até a decaptação em 303, para assim testemunhar com a vida ou morte.

Santa Luzia é considerada a Santa que devolve a visão para aqueles merecedores com fé, seu corpo está guardado na catedral de Veneza. Agora, segue a singela oração a ela, confira:

Oração de Santa Luzia

“Ó Santa Luzia que preferistes deixar que os Vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé.

Ó Santa Luzia cuja dor dos olhos vazados não foi maior que a de negar a Jesus. E Deus com milagre extraordinário Vos devolveu outros olhos sãos e perfeitos para recompensar Vossa virtude e Vossa fé.

Protetora das doenças dos olhos, eu recorro a Vós… (faça seus pedidos com fé) para que protegeis as minhas vistas e cureis as doenças dos meus olhos.

Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos, para que eu possa ver as belezas da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças.

Conservai também os olhos de minha alma, da fé, pelos quais eu posso ver meu Deus e aprender os seus ensinamentos para que eu possa aprender contigo e sempre recorrer a Vós.

Santa Luzia, protegei os meus olhos e conservai a minha fé.

Santa Luzia, dai-me luz e discernimento.

Santa Luzia, rogai por nós. Amém”.

Na Umbanda, Santa Luzia é representada como Orixá Ewá.

Divindade do rio Yewá, na África, também conhecida por Iia Wa, considerada a dona do mundo, ligada às águas, associada à fertilidade, símbolo da beleza, da sensualidade e também está relacionada ao sexto sentido, à vidência. 

Nas lendas, foi esposa de Obaluaiê e Omulu; em outras lendas é considerada a cor branca do arco-íris e esposa de Oxumaré, protetora das virgens, senhora do céu estrelado. Filha de Oxalá e Nanã.

Carrega um arpão, um arco e flecha, uma espingarda e uma serpente de metal. Também simbolizada pelo Sol, pela neve e pelas palmeiras em formato de leque.

Ewáera mãe de dois filhos e tinha como preferências o sabiá, a champanhe e a cor carmim. Conta à história que ela era uma formosa jovem, bela que entregou seu corpo ao orixá Xangô, marido de Oyá e, infelizmente, despertou a fúria da rainha dos raios. Sendo assim, Ewá recolheu-se nas matas protegida pelo orixá Oxóssi e tornou-se uma mulher guerreira, destemida, intensa e muito talentosa.

Os filhos e filhas de Ewá dispõem de uma beleza infinitamente extravagante, exótica, encantadora. Possui uma duplicidade em seu humor. Em algumas situações podem ser extremamente meigas, amáveis, cativantes. Em outras, podem ser ostensivos, prepotentes. 

Às vezes, atua com uma personalidade mais séria, madura e, dependendo da situação, dispõe de um comportamento inexperiente, chegando até ser infantil. Ostentam riqueza, prosperidade, pois são apegados aos bens materiais. Só dão atenção àquilo que realmente lhes interessa. Adoram elogios, tudo no mundo da moda e amam a elegância. 

Em algumas lendas, Ewá é vista como uma orixá solitária, por isso dizem que seus filhos demoram para se estabilizar na vida afetiva.

Quem tem Ewá como protetora, tem mais aptidão para as seguintes áreas: beleza estética, comunicação, medicina, astrologia, astronomia, moda e jornalismo.

Agora, confira as principais características de Ewá:

– Data Comemorativa: 13 de Dezembro.

– Dia da semana: sábado.

– Elementos: água de rios e lagoas, florestas, astros e estrelas. 

– Ervas: arrozinho, cana do brejo, erva-de-santa-luzia.

– Flores: brancas e vermelhas.

– Comidas: banana inteira feita em azeite de dendê com farofa do mesmo azeite, feijão fradinho.

– Metais: ouro, prata, cobre. 

– Pontos da natureza: lagos e rios.

– Sincretismo: Santa Luzia (vidência).

– Quizilas: aranha e galinha.

– Cores: carmim (vermelho na cor bem viva), coral, rosa. 

– Domínios: beleza, vidência, sensibilidade, sexto sentido, criatividade. 

– Pedras: rubi e quartzo rosa.

– Saúde: problemas respiratórios e intestinais.

– Saudação: Ri Ro Ewá.

Viva Santa Luzia, Orixá Ewá! Salve! Salve! Desejo paz e luz a todos!

Beijos,

Márcia Fernandes

Acesse os meus conteúdos GRATUITOS em outras redes sociais: ↴

► SITE: https://www.marciafernandes.com.br

► INSTAGRAM: https://www.instagram.com/marciasensitiva

► FACEBOOK: https://www.facebook.com/marciasensitiva

► YOUTUBE:
https://www.youtube.com/user/joinmarciafernandes

► TELEGRAM: https://t.me/sensemarcia

► TWITTER: https://www.twitter.com/marciasensitiva

► SENSECAST: https://spoti.fi/2TMw7Wx