São Jerônimo é o Santo do raio, do trovão, da justiça, do fogo. Foi consagrado padroeiro dos estudos bíblicos.
Ele nasceu na Dalmácia, hoje Croácia, no ano de 340. Sua família era rica, culta e de base cristã. Era filho único e após a morte de seus pais, herdou a pequena fortuna, foi morar em Roma. Por lá, estudou Retórica e Oratória.
São Jerônimo tinha um temperamento forte e resolveu viver um bom período no deserto, onde praticava um ritmo de orações e jejuns, quase veio a falecer. Depois de algum tempo se fortaleceu e foi para Constantinopla, segunda capital do Império Romano. Lá, encontrou-se com São Gregório. Ele lhe mostrou o caminho do amor por meio dos estudos das Sagradas Escrituras. Por esse motivo, São Jerônimo decidiu dedicar sua vida aos estudos da palavra de Deus, assim poderia transmitir o Cristianismo com toda fidelidade e amor. Resolveu também estudar mais duas línguas: hebraico e grego.
E por toda a vida, ele trabalhou arduamente para entender bem o que dizia a Sagrada Escritura para transmitir os ensinamentos ao povo. Ele morreu com quase 80 anos no dia 30 de setembro do ano 420. Ele é o Padroeiro dos estudos bíblicos, dos estudiosos da Bíblia. A devoção a ele chegou ao Brasil com os colonizadores. No Rio Grande do Sul há uma cidade com o nome dele.
Na Umbanda, é representado pelo Orixá Xangô, castiga os mentirosos, ladrões e malfeitores. É considerado o “símbolo da justiça”, portanto, tudo que se refere a processos judiciais e contratos, pertencem a Xangô.
Xangô foi a primeira divindade iorubana a chegar ao Brasil com os escravos. É o Orixá da justiça. Conta a história que ele teria sido o Rei Oyo da Nigéria, após ter destronado seu próprio irmão.
Filho de Oxalá com Iemanjá, Xangô simboliza a iniciativa, o articulador e a justiça humana. Virilidade e paixão também são representados por este Orixá.
Vamos a algumas de suas características (Orixá Xangô):
– Bebida: cerveja preta.
– Cores: marrom, branco e vermelho.
– Comemoração: 30 de Setembro.
– Dia da semana: quarta-feira.
– Erva: erva-de-São-João.
– Flores: cravos vermelhos e brancos.
– Metal: suas ferramentas podem ser feitas de cobre.
– Pedras: Pirita, Jaspe, Opala, Ágata de Fogo.
– Planeta: Júpiter.
– Essência: Cravo.
– Quizilas: doenças, caranguejo, obi, apagar fogo com água, cemitérios.
– Saudação: Kao cabecile!
– Símbolo: Machado.
– Sincretismo: São Jerônimo, São Pedro, São João Batista, São Cristóvão.
– Pontos da natureza: Pedreira.
– Lenda: Xangô lutava com inimigos que torturavam e matavam seus soldados. Ali, ele subiu em uma pedra e pediu ajuda a Orulima. Com seu machado duplo, começou a bater na pedra, brotando faíscas para matar seus inimigos. Portanto, o raio de Xangô matava todos os inimigos.
Seguem um maravilhoso banho e uma simpatia para pedir justiça a São Jerônimo (Xangô). Prepare com muita fé!
- Banho de São Jerônimo (Xangô) para pedir justiça
Ingredientes:
– 2 litros de água.
– erva-de-São-João (aproximadamente 50 gramas) >> banho de descarrego; promove abertura de caminhos.
Como fazer
Prepare um maravilhoso chá com a erva. Deixe amornar e coe. Banhe-se do pescoço para baixo após o banho higiênico. Durma com o banho. No momento de banhar-se, peça com fé a São Jerônimo justiça para qualquer caso de justiça que você tenha no momento. Você poderá também orar 12 vezes o Pai Nosso a ele, diariamente, e fazer seus pedidos de justiça com muita fé.
Quando fazer
Dia 30 de Setembro ou em uma quarta-feira.
- Simpatia de São Jerônimo (Xangô) para pedir justiça
Ingrediente:
– 1 copinho de cerveja preta.
Como fazer
Deixe o copinho de cerveja sobre o altar em homenagem a São Jerônimo (Xangô). Peça com fé justiça para qualquer caso de justiça que você tenha no momento. Você poderá orar 12 vezes o Pai Nosso, diariamente, a ele fazendo seus pedidos com muita fé.
Quando fazer
Dia 30 de Setembro ou em uma quarta-feira.
Por fim, segue a singela oração de São Jerônimo para que possamos fortalecer nossa fé. Caso tenha processos na justiça (aposentadoria, inventário entre outros), complemente sua oração fazendo seus pedidos com muita fé e determinação a São Jerônimo e boa sorte nos resultados!
Oração a São Jerônimo
“Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens através dos séculos pelas Sagradas Escrituras, e levastes o vosso servo São Jerônimo a dedicar sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia. São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as escrituras e se deem conta de que contradizem a religião católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos.
São Jerônimo, ajudai-nos a considerar os ensinamentos que nos vem da Bíblia, acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus.
Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do vosso Pai expressa nas Sagradas escrituras.
Sabendo que é considerado o “Símbolo da Justiça”, fazei com que meus pedidos relacionados a processos judiciais sejam atendidos de forma coerente e justa (faça aqui seus pedidos com muita fé). São Jerônimo, rogai por nós! Amém!”
Viva São Jerônimo! Salve Xangô! Fé, paz e luz!
Beijos,
Márcia Fernandes
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.