Hoje, 17 de Dezembro, é Dia de São Lázaro!
Segundo a Bíblia, no Evangelho segundo João, Lázaro de Betânia era descrito com um amigo que Jesus Cristo teria ressuscitado, irmão de Marta e de Maria. A origem de seu nome vem do hebraico Eleazar significando “Deus ajudou”.
Conforme os escritos, Lázaro após ter sido ressuscitado dirigiu-se a Provença após a morte de Jesus Cristo juntamente com suas irmãs e mais pessoas. É considerado o primeiro bispo de Marselha. No período da Idade Média, tornou-se também o padroeiro dos leprosos.
Na Umbanda, o culto é feito a Omulu ou Obaluayê.
É um orixá sombrio, severo e bravo. Se for desrespeitado, porém pai bondoso e fraternal para os merecedores através de gestos humildes e leais.
Seus filhos têm tendência à autopunição, possíveis problemas nos membros inferiores, pequenos defeitos físicos e alergias. É considerado o “senhor da doença”.
No dia a dia, seu comportamento é masoquista, um tipo de pessoa que costuma exagerar em seus sofrimentos, sendo incapaz de se sentir satisfeitos, mesmo quando a vida está tranquila.
Por sua imaginação triste, eles podem dispensar um belo dia de consagração à felicidade. Sua marca mais forte nem é a exibição desse sofrimento, mas o sofrimento em si. A tendência autopunitiva é tão forte que podem se transformar em problemas psicológicos, isso significa passar todo o problema para o físico.
Como a palha cobre suas chagas e demonstra um caráter tenebroso, o filho desse orixá oculta sua individualidade como uma máscara e até um respeito e certo medo dos outros. Entretanto, isso não ocorre, pois se apresentam humildes, simpáticos e caridosos.
Dessa forma, esse orixá toma a personalidade da caridade na cura das doenças, sendo considerado o “Orixá da Saúde”, Chefe da terceira linha da Umbanda.
Vamos a algumas de suas características:
Sua Saudação: Atotô, que significa “silêncio, respeito”.
Astro regente – Saturno.
Bebida – água de arroz.
Características do Orixá – sábio e destemido.
Cores – branco, roxo e negro.
Dia da semana – segunda-feira.
Elemento – Terra.
Ervas – jurubeba, erva de bicho, picão.
Flores – qualquer uma de cor branca ou roxa.
Metal – chumbo.
Numerologia – 13.
Pedras – Ônix e pedras negras.
Sincretismo – São Roque (festejado em 16 de Agosto) e São Lázaro (17 de Dezembro).
Agora, seguem duas maravilhosas preces: Oração a São Lázaro e ao Senhor Obaluayê para apreciarmos no dia de hoje!
Oração a São Lázaro
(Para pessoas que enfrentam problemas com doenças e para nos livrar de toda e qualquer enfermidade física e espiritual)
Oh! Milagroso São Lázaro, grande amigo de Jesus, valei-me nesta hora de
aflição.
Preciso da vossa valiosa ajuda para vencer as lutas do dia a dia e as forças malignas que procuram tirar-me a paz.
Oh! São Lázaro cheio de chagas, libertai-me das doenças infecciosas e contagiosas que querem contaminar meu corpo com enfermidade (fazer o pedido).
Oh! São Lázaro, ressuscitado por Cristo, iluminai os meus passos, afim de que, por onde eu andar não encontre armadilhas ou empecilhos quaisquer.
E guiado pela vossa luz me desvie de todas as emboscada preparadas
pelos meus adversários.
Oh! São Lázaro, guardião das almas, estendei as vossas mãos agora mesmo sobre mim, livrando-me dos desastres, dos perigos contra a vida, da inveja e de todas as obras malignas.
Oh! São Lázaro, que comia as migalhas caídas da mesa dos ricos, abençoai minha família, o meu pão de cada dia, a minha casa, o meu trabalho, cobrindo-me com o véu da prosperidade do amor, da saúde e da felicidade.
Que minha família se mantenha unida.
Por Cristo Nosso Mestre, na força e Luz do Espírito Santo. Amém”.
Oração ao Senhor Obaluayê
Proteja-me, Pai, Atotô Obaluayê!
Oh, Mestre da Vida,
Proteja seus filhos para que suas vidas sejam marcadas pela saúde.
Vós é o limitador das enfermidades.
Vós é o médico dos corpos terrenos e almas eternas.
Suplicamos sua misericórdia aos males que nos afetam!
Que suas chagas abriguem nossas dores e sofrimentos.
Concede-nos corpos sadios e almas serenas.
Mestre da Cura, amenize nossos sofrimentos que escolhemos resgatar nessa encarnação!
Atotô meu Pai Obaluayê!
Por fim, segue uma dica especial:
Banho de Omulu, São Lázaro para pedidos de proteção espiritual, cura e saúde
Ingredientes:
– pipoca.
– azeite.
– panela.
Como fazer
Estoure a pipoca no azeite (sem sal). Em seguida, peça para sua mãe, madrinha ou avó pegar um punhado desse azeite (juntamente com a pipoca) e passar em todo seu corpo (frente e atrás da cabeça aos pés) após o banho higiênico orando o Pai Nosso pedindo com fé para São Lázaro, Omulu: proteção espiritual, a cura e saúde em sua vida. Poderá passar também até nas partes íntimas de seu corpo. Na sequência, retire o excesso da pipoca, jogue fora, não enxague. Durma com o preparo em seu corpo.
Quando fazer
Dia de São Lázaro (17 de Dezembro) ou em uma segunda-feira (uma vez ao mês).
Viva São Lázaro! Salve! Salve!
Beijos,
Márcia Fernandes
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.