Pedro nasceu como Simão, era filho de Jonas, pescador de profissão, tinha junto a seus irmãos uma pequena frota de barcos.
Simão era de temperamento autoritário, impulsivo, sempre entusiasmado, embora algumas vezes desanimasse. Era franco, bondoso e extremamente generoso.
Jesus que era conhecedor das pessoas olhou para ele e disse: “A partir de hoje você chamará Pedro” e foi assim que Simão, o pescador da Galileia, deixou para trás toda sua história de vida e municiou outra vida, outra história, agora não mais como Simão, mas sim como Pedro, o pescador de homens.
Pedro renegou Jesus por três vezes, mas por muitas outras publicamente professou sua fé. A festa de São Pedro é junto com a de São Paulo para ocupar o lugar de uma antiga celebração pagã que comemorava neste dia a festa dos mitos Rômulo e Remo, considerados os pais da cidade de Roma.
Pedro é contra os que querem doutrinar por si e a favor de arrebanhar ovelhas para Jesus e não para o seu próprio rebanho.
Ele teria se ligado a Jesus quando este pediu uma de suas barcas para ser usada na pregação. Ao final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar em águas mais profundas e ele disse que já havia feito isso, mas Jesus lhe disse que voltasse. Assim acontecendo, as redes quase rasgavam de tanta pesca e assim Jesus disse que Pedro seria pescador dos homens. Dessa forma, o nome Pedro sempre encabeça os discípulos de Jesus.
Foi aprisionado por ordem de Nero, o Imperador, e sua prisão durou por oito meses. Nesse tempo, Pedro converteu os carcereiros Martiniano e Processo.
Condenado à morte, São Pedro foi como o Divino Mestre, cruelmente açoitado e levado à colina vaticana para ser crucificado. Estando tudo pronto para execução, São Pedro pediu aos algozes que o pregassem na cruz de cabeça para baixo porque se achava indigno de morrer como Divino Mestre.
Assim morreu o primeiro Papa da Igreja Católica! No lugar do suplício, foi edificada a Basílica de São Pedro onde também estão seus restos mortais.
Agora, confira os simbolismos das palavras-chave ligadas a Pedro:
Pescador – ser pescador consciente é na verdade ter prática e ter aprendido a pescar como um verdadeiro mestre; pescadores na verdade tem a paz necessária para saber que a morte e a ilusão do homem pela vida são uma verdadeira armadilha.
Rede – a rede é a seleção do bom e do ruim, do bem e do mal, ela pesca o que pode ser pescado; separa o joio do trigo.
Peixe – simboliza os elementos psíquicos, positivos ou negativos; os bons peixes representam elementos que se manifestam através da fé, esperança e caridade; os maus peixes simbolizam o defeito do caráter, os sete pecados opostos à virtude: preguiça, inveja, luxúria, orgulho, cólera, avareza e gula.
Na Umbanda, São Pedro é sincretizado como Xangô, orixá da sabedoria e justiça.
Vamos a algumas de suas características (Orixá Xangô):
– Bebida: cerveja preta.
– Cores: marrom, branco e vermelho.
– Comemoração: 30 de Setembro.
– Dia da semana: quarta-feira.
– Ervas: erva-de-São-João.
– Flores: cravos vermelhos e brancos.
– Metal: suas ferramentas podem ser feitas de cobre.
– Pedras: Pirita e Jaspe.
– Planeta: Júpiter.
– Essência: Cravo.
– Quizilas: doenças, caranguejo, obi, apagar fogo com água, cemitérios.
– Saudação: Kao cabecile!
– Símbolo: Machado.
– Sincretismo: São Jerônimo, São Pedro, São João Batista, São Cristóvão.
– Pontos da natureza: Pedreira.
– Lenda: Xangô lutava com inimigos que torturavam e matavam seus soldados. Ali, ele subiu em uma pedra e pediu ajuda a Orulima. Com seu machado duplo, começou a bater na pedra, brotando faíscas para matar seus inimigos. Portanto, o raio de Xangô matava todos os inimigos.
O que podemos fazer no dia de São Pedro?
Podemos acender 12 velas palito marrom. Orar 12 vezes o Pai Nosso a São Pedro e pedir um milagre (casos na justiça, inventário, pensão, divórcios, tudo que deseja) e também poderemos orar para os presidiários, pois São Pedro é dono da chave para libertá-los.
Agora, seguem mais dicas para você, confira:
1. Simpatia da proteção da empresa ou casa
No dia de São Pedro, coloque dentro de um copo com água a chave da porta de entrada da sua casa ou empresa e diga: “São Pedro, proteja minha casa (ou minha empresa), assim como protege de intrusos o céu; afaste todo e qualquer mal da minha casa e com a ajuda do Anjo Guardião, não deixe entrar nenhum ladrão”.
2. Oração com simpatia para realizar um pedido a São Pedro
No dia 29 de Junho, logo pela manhã (preferencialmente), acenda uma vela branca sobre um pires e ofereça-a para São Pedro, rezando:
“São Pedro! Ó glorioso São Pedro, por causa de sua vibrante e generosa fé, sincera humildade e flamejante amor, Nosso Senhor o honrou com o singular privilégio e em especial a liderança de toda a Sua Igreja.
Obtenha para nós a graça de viver na fé, um sincero amor e lealdade a Igreja, aceitando a todos os seus ensinamentos e obedecendo a todos os seus preceitos. Deixe-nos alegrar e conseguir paz na terra e uma eterna felicidade no Paraíso. Amém!”
3. Simpatia para receber seus créditos
Faça uma promessa que consiga cumprir para São Pedro e cumpra-a em três dias. Faça-lhe nova promessa pedindo-lhe que destranque o coração de seus devedores, prometendo-lhe colocar uma oferenda a uma igreja que seja o padroeiro.
4. Simpatia de São Pedro para conseguir uma casa nova
No dia de São Pedro (29 de Junho), pegue o papel branco e escreva três pedidos de como desejaria que fosse sua nova casa. Logo após, embrulhe a chave e antes de se deitar, coloque tudo debaixo do seu travesseiro. Deite e mentalize São Pedro e seus Anjos que estarão procurando sua casa durante a noite inteira. Logo pela manhã, guarde o embrulho na carteira até conseguir a casa.
5. Simpatia para o amor da chave de São Pedro
Coloque uma chave embaixo do seu travesseiro que estará com a fronha nova, e antes de dormir, peça para São Pedro que revele nos sonhos o amor da sua vida. No sonho, o primeiro homem que aparecer será o amor de sua vida. Ao acordar, retire a chave do local e lave a fronha.
6. Simpatia para ter sorte e sucesso na carreira
Em uma segunda-feira, antes de se levantar, faça a Oração de São Pedro em voz alta, três vezes:
“Glorioso apóstolo São Pedro, com suas sete chaves de ferro abra as portas dos meus caminhos, que se fecharam diante de mim, atrás de mim, a minha direita e a minha esquerda. Abra para mim os caminhos da felicidade, os caminhos financeiros, os caminhos profissionais, com as suas sete chaves de ferro e me dê a graça de poder viver sem os obstáculos. Glorioso São Pedro, tu que sabes de todos os segredos do céu e da terra, ouve a minha oração e atende a prece que vos dirijo. Que assim seja. Amém”.
7. Banho Energético de São Pedro para elevar a autoestima, atrair dinheiro, emprego e resolver casos na justiça
Se você se sente triste, está sem dinheiro, sem direção, sem trabalho ou tem casos na justiça para resolver, conte com a magia de São Pedro, prepare este maravilhoso banho para dar a volta por cima e sacudir a poeira.
Ingredientes:
– 2 litros de água.
– 12 quiabos cortados em rodelas (bem limpinhos).
– 1 copo de vinho tinto.
*** Simbolicamente, o quiabo e o vinho tinto representam sabedoria, força interior para superar as dificuldades da vida, atrair soluções, elevação da espiritualidade, justiça e muita prosperidade (energia São Pedro em ação).
Como fazer
Macere bem as rodelas do quiabo juntamente na água com o vinho até fazer uma espuma. Em seguida, esfregue esse preparo no corpo todo, de baixo para cima (até na cabeça), orando com muita fé 12 vezes o Pai Nosso para São Pedro e fazendo seus singelos pedidos. Deixe o preparo em seu corpo. Após aproximadamente 7 minutos, tome seu banho higiênico normalmente.
Quando fazer
No dia de São Pedro (29 de Junho) ou em uma quarta-feira.
Viva São Pedro! Salve! Salve!
Beijos,
Márcia Fernandes
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.