São Sebastião nasceu em Petrória, na Itália, de acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III. Pertencente a uma família cristã, logo, foi batizado quando era criança.
Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.
Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.
Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve, então, que comparecer ante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. O imperador se queixou de que tinha confiado nele, esperava dele uma brilhante carreira e ele o havia traído.
Diante do Imperador, Sebastião não negou sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.
Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.
No Brasil
São Sebastião é a cidade mais antiga do Litoral Norte. Antes da colonização portuguesa, a região de São Sebastião era ocupada por índios Tupinambás ao norte e Tupiniquins ao sul, sendo a Serra de Boiçucanga – 30 km ao sul de São Sebastião – uma divisa natural das terras das tribos. O município recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou, ao largo da Ilha de São Sebastião – hoje Ilhabela -, a expedição de Américo Vespúcio: 20 de janeiro de 1502.
É um santo muito popular, padroeiro de muitos municípios brasileiros, em particular padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, dando seu nome à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Reza a lenda que, na batalha final que expulsou os franceses que ocupavam o Rio, São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas.
Além disso, o dia da batalha coincidiu com o dia do santo, celebrado em 20 de Janeiro. São Sebastião é o protetor da Humanidade contra a fome, a peste, a guerra, é o Santo que nos traz fartura, emprego, dinheiro, abundância, prosperidade.
Segue a singela Oração de São Sebastião. Não deixe de orar e peça muita fartura em sua vida, em seu lar e que nos proteja de toda a malignidade do Universo.
Oração a São Sebastião
“Glorioso mártir São Sebastião, valoroso padroeiro e defensor da cidade do Rio de Janeiro, Vós que derramastes Vosso sangue e destes Vossa vida em testemunho da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos: a ter o poder e o prazer, que fazem viver sem fé, sem esperança e sem caridade. Protegei, com Vossa poderosa intercessão, os filhos desta Terra. Livrai-nos de toda Epidemia Corporal, Moral e Espiritual. Fazei que se convertam aqueles que, por querer ou sem querer, são instrumentos de infelicidade para os outros. E que o justo persevere na sua fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final. São Sebastião, Advogado contra a Epidemia, a Fome e a Guerra, rogai por nós. Amém”.
Reze também uma vez o “Pai Nosso”, “Ave Maria” e “Glória ao Pai”.
Na Umbanda, São Sebastião corresponde a Oxóssi que é um Orixá masculino responsável pela atividade da caça.
Oxóssi é filho de Iemanjá e Oxalá, rei do Ketu, é o Orixá da caça e da fartura. É associado ao frio, à Lua e à noite. Dono do dinheiro, emprego, fartura, abundância.
Ele ensina o equilíbrio ecológico parecendo um índio muito forte, caça os espíritos perdidos trazendo-os para a luz.
Seguem algumas de suas características:
– Bebidas: vinho tinto, água de coco e caldo de cana.
– Comidas: carne e frutas.
– Cores: verde e azul claro.
– Comemoração: 20 de Janeiro.
– Chacra: cardíaco.
– Erva de descarrego: sabugueiro; erva de elevação: erva doce.
– Essência: flor-de-laranjeira.
– Metais: cobre.
– Pedras: Quartzo Verde e Jadeíta.
– Planeta: Vênus.
– Quizilas: cabeça de animais, mel e ovo.
– Saudação: Okê Arô.
– Símbolos: arco e flecha.
– Sincretismo: São Sebastião.
– Ponto da natureza: mata.
– Sua lenda: em um dia de comemoração, havia um grande ninho de pássaros que haviam sido enviados pelas mães ancestrais que não tinham sido convidadas para a festa. Nenhum caçador havia os matado ainda, até que Oxóssi, com um ebó feito pelas feiticeiras, conseguiu matá-los com apenas uma flechada.
Agora, segue um Ritual especial de Oxóssi para atrair emprego, fartura, dinheiro, prosperidade. Confira o vídeo com este ritual e mais dicas para você!
Ritual de Oxóssi (São Sebastião) para atrair emprego, fartura, dinheiro, prosperidade
Ingredientes:
– 1 prato branco fundo.
– 1 goiaba vermelha.
– tirinhas de coco.
– 1 espiga de milho.
– 1 vela verde ou branca.
Como fazer
Primeiramente, pegue o prato branco. Fatie a goiaba vermelha em várias rodelas. Em seguida, coloque-as sobre o prato em formato de círculo. Por cima da goiaba, coloque as tirinhas de coco. No centro do prato, posicione uma espiga de milho. Ao lado do prato, acenda a vela verde ou branca e deixe-a queimar até o fim. Para finalizar o ritual, após o término da vela, deixe o prato juntamente com os ingredientes na natureza em homenagem a Oxóssi, São Sebastião.
Quando fazer
Dia de São Sebastião (20 de Janeiro) ou qualquer quinta-feira do ano.
Dicas Extras:
√ Tenha em casa, neste mês de Janeiro, 5 espigas de milho em sua fruteira e uma planta verde em seu lar ou local de trabalho.
√ Confeccione um pote (vidro) de grãos bem bonito (arroz, feijão, milho, por exemplo) e deixe-o de enfeite em sua cozinha. Tudo isso em homenagem a São Sebastião e que nunca falte o alimento, a fartura em seu lar!
Viva São Sebastião! Salve! Salve! Prosperidade a todos!
Beijos,
Márcia Fernandes
http://opiniaotriunfodigital.blogspot.com.br/2013/01/a-historia-do-santo-guerreiro-sao.html
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.