Segundo os orientais, quando abraçamos alguém que amamos, devemos demorar o tempo de inspirar e expirar por três vezes, aí sua felicidade irá se multiplicar por 10 vezes, ou seja, será completa. Que tal experimentar?
O abraço também tem um efeito terapêutico. Diante disso, não podemos deixar para trás a oportunidade de abraçar alguém, não é mesmo?
Se você está sentindo um vazio interior, saia, abrace um amigo, deslize suas mãos nas costas dele e troque as boas energias.
Nos momentos difíceis, podemos perceber claramente tudo de bom que nos oferece um abraço. Por intermédio de um abraço, nós transmitimos emoções, trocamos afeto, recebemos carinho, compartilhamos alegria, amenizamos dores, demonstramos amizade, expressamos nossa humanidade, generosidade e doamos a essência do amor, minha gente. Já pensou em tudo isso?
E mais: de acordo com a ciência, abraços são melhores para nossa saúde do que medicamentos, remédios. Não é o máximo!!!
Então, confira já os 6 motivos comprovados pela ciência e se surpreenda:
- Abraçar estimula a produção de oxitocina
A oxitocina atua sobre o centro emocional de nosso cérebro, proporcionando sentimentos de alegria, entusiasmo, reduzindo o stress emocional e ansiedade. “A oxitocina é um neuropeptídeo, que basicamente promove sentimentos de devoção, confiança e união”, diz o psicólogo da Universidade DePauw, Matt Hertenstein.”
- Abraçar alivia o medo da morte
É isso mesmo, pessoal! Abraçar pode sim nos ajudar a diminuir nossos sentimentos de medos existenciais, por exemplo, a morte. É fato que todos nós morreremos um dia, mas abraçar faz isso parecer um pouco mais distante, entende?
“Toque interpessoal é um mecanismo tão poderoso que até mesmo objetos que simulam toque por outra pessoa podem ajudar a incutir nas pessoas um sentido de significado existencial”, escreveu o pesquisador-chefe deste estudo, Sander Koole.
- Abraçar estimula a dopamina
É aqui que os abraços começam a ficar muito semelhantes com os remédios, medicamentos. Fluxo de dopamina é acionado através do abuso de medicamentos. Isso pode ser incrível, mas quando você para, pode produzir depressão grave. Os baixos níveis de dopamina podem contribuir para doenças como transtornos de humor de Parkinson. Abraçar estimula a produção de dopamina em níveis sustentáveis e não prejudiciais.
- Bebês abraçados tornam-se adultos menos estressados
Pais, mães, tios, tias, avós, avôs e toda família, abracem seus bebês com gosto! Abraçá-los irá ajudá-los a crescerem e se tornarem adultos mais relaxados, leves diante da vida. O planeta precisa urgentemente disso!
- Abraçar melhora nosso sistema imunológico
Algumas pesquisas comprovam que abraçar libera hormônios imunorreguladores os quais têm profundo impacto sobre a saúde de nosso sistema imunológico. Eles mudam a forma como nossos corpos lidam com o stress tanto físico quanto social.
- Abraços criam equilíbrio para nosso sistema nervoso
Nossa pele contém uma rede de centros de pressão pequenos chamados corpúsculos de Pacini. Tais centros de pressão sentem o toque e se conectam com o cérebro através do nervo vago. Quando você recebe um abraço ou é tocado em geral, ela muda a condutância da pele. Isso cria um estado mais equilibrado para o sistema nervoso.
Diariamente, é recomendado pelo menos cinco abraços em pessoas diferentes, então, vamos lá, pessoal, não percam tempo … quem você vai abraçar no dia de hoje?
Feliz Dia do Abraço para vocês! E aqui, do meu cantinho, sintam-se abraçados pela minha equipe e por mim com muita alegria!
Beijos e abraços mil a todos!
Márcia Fernandes