Hoje é Dia dos Pretos Velhos, Nossa Senhora de Fátima e dicas especiais para você!!!

Um ótimo dia a todos! Luz e paz Divina!

Hoje é dia dos maravilhosos Pretos Velhos e também Dia de Nossa Senhora de Fátima!

Vamos saber um pouco mais sobre eles? O que podemos fazer neste dia tão especial para homenageá-los?

Os Pretos Velhos são entidades elevadas as quais se apresentam estereotipadas como anciãos negros conhecedores da Magia Divina, da manipulação de ervas. São excelentes mandingueiros, mestres dos elementos da natureza os quais se utilizam de seus benzimentos e trabalhos espirituais.

A dor sofrida pelos negros na época da escravidão fez com que a linha de Pretos Velhos refletisse sobre a humildade, a sabedoria, a paciência e a perseverança. Sua sabedoria e humildade são características marcantes e sua calma e ensinamentos são profundos. Apresentam-se na Umbanda sentados em banquinhos fazendo seus atendimentos com linguagem simples e sábia.

A característica principal desta linha é a sua elevada orientação espiritual.
Utilizam vários elementos em seus trabalhos como o cachimbo, cigarros de palha e ervas.

A linha de Pretos Velhos é regida pelo mistério Ancião na força do Orixá Obaluaiê que é o Orixá sustentador da evolução, da transformação e transmutação dos seres, mas se apresentam também na linha de outros Orixás.

Em cada linha de atuação, apresentam-se com nomes diferenciados. Os nomes mais comuns são: Pai João, Pai Joaquim, Pai Benedito, Pai José de Angola e outros.

Agora, vamos saber sobre mais características:

Dia da semana – segunda-feira.

Cor – preto e branco.

Linha – transmutação.

Banhos – alecrim, guiné, arruda, folha de fumo.

– Palha da costa, pipoca.

Pedras – turmalina, cristal, ônix.

Comidas – batata-doce, abóbora, rapadura.

Bebidas – café sem açúcar.

Flores – margarida, crisântemo branco.

Vela – vela preta e branca, branca e violeta.

O que você poderá fazer para agradar os Pretos Velhos? Seguem as dicas:

– Acender velas branca e preta ao meio-dia ou horário de sua preferência.

– Comprar Crisântemos e deixá-los em casa.

– Reservar uma xícara de café sem açúcar e deixe em cima da geladeira. Troque todas as segundas-feiras. 

Além disso, dia 13 de Maio comemora-se também a libertação dos escravos!

Banho especial dos Pretos Velhos para abertura de caminhos

(para quem está desesperado e não sabe qual rumo tomar na vida)

Ingredientes:

– 2 litros de água (temperatura ambiente).

– 1 galho de arruda macho.

– 1 galho de arruda fêmea.

– pétalas de uma rosa branca.

Como fazer

Macere todos os ingredientes na água. Coe e banhe-se do pescoço para baixo após o banho higiênico. Durma com o banho.

Quando fazer

Faça este banho no dia 13 de Maio ou em uma segunda-feira.

Bolo especial para homenagear os Pretos Velhos e fazer seu pedido

Ingredientes:

– 1 xícara de açúcar

– 1 xícara de farinha de trigo

– 1 xícara de fubá

– 1 xícara de leite

– 1 colher (sopa) de fermento

– 1 xícara de óleo

– 2 ovos batidos

Como fazer

Sempre batendo os ingredientes e fazendo seus pedidos, adicione na sequência: os ovos, açúcar, óleo, farinha de trigo, fubá, fermento e por último o leite. Leve ao forno a 180º por 30 minutos.

Quando fazer

No dia dos Pretos Velhos (13 de Maio) ou em uma segunda-feira.

Também comemoramos o Dia de Nossa Senhora de Fátima!

Nossa Senhora de Fátima teve origem na cidade de Fátima, (cidade de Portugal). Mãe generosa que em 1917 apareceu pela primeira vez a três pastores mirins (os irmãos Francisco e Jacinta Martos e a prima deles, Lúcia dos Santos), todos entre 7 e 10 anos na época. Eles tiveram a visão de Nossa Senhora.

Quando Nossa Senhora de Fátima apareceu aos três pastores, a descrição da visão era assim: “parecia ter uns 18 anos a Senhora, rodeada de claridade fulgurante, seu vestido era de uma alvura puríssima, assim como o manto ornado de ouro que lhe cobria a cabeça e grande parte do corpo. O rosto era sobrenatural e Divino, estava sereno e grave, com uma sombra de tristeza. Em suas mãos, uma cruz de ouro com um terço em contas que pareciam pérolas, e de seu corpo, especialmente, do rosto, irradiavam feixes de luz, incomparavelmente, superior a qualquer beleza humana”.

As aparições ocorriam sempre no dia 13 de cada mês, iniciando-se no dia 13 de Maio daquele ano. No começo, as crianças ficaram assustadas, mas Nossa Senhora as deixava serenas, tranquilas, dizendo para elas não terem medo, pois Ela era do Céu. Nossa Senhora deixara a mensagem para rezarem o terço todos os dias para alcançarem a paz e o fim da guerra, logo, era uma mensagem de pura conversão e arrependimento.

Nossa Senhora insistia em fazer a oração do terço, dizendo que o comunismo só cairia após muitas orações. E assim ocorreu. Foi por meio de muitas orações e a Igreja, através do Papa João Paulo II, tiveram o papel decisivo na queda do muro de Berlim e, consequentemente, o comunismo.

Em uma das aparições, Nossa Senhora de Fátima ensinou esta oração aos meninos e ela foi acrescentada, inclusive, na reza do Rosário: “Quando rezarem o terço, digam após cada mistério: ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente, aquelas que mais precisarem”. 

Foi somente após a terceira aparição que o povo começou a acreditar e cada vez mais se aglomeravam mais pessoas. 

O grande milagre aconteceu mesmo em 13 de Outubro, data da sexta e última aparição onde havia aproximadamente setenta mil pessoas que testemunharam o acontecido. E foi na sexta aparição que a Maria Santíssima disse a Lúcia que naquele local, com o dinheiro das doações, deveria ser construída uma capela com o nome de Nossa Senhora do Rosário. 

Nessa data (última aparição), chovia muito, de repente, entre as negras e carregadas nuvens surgiu o sol que girava em volta de si mesmo como uma imensa bola de fogo. O ocorrido ficou conhecido como “Milagre do Sol”. Segundo a lenda, os pastorinhos haviam previsto que a Virgem faria um milagre naquele dia. Todos ficaram espantados, muitos fugiram do lugar achando que a bola de fogo atingiria a terra. Outros, ainda, disseram que viram o sol se aproximando, depois se afastando da Terra e também viram o céu mudando de cor. A luz refletia nas pessoas, nas árvores e foi vista até 40 km de distância do local das aparições. 

Nossa de Fátima deixou aos três pastores três segredos sublimes e Divinos com um recado: “Deus existe e nos ama, pode nos salvar, temos de ter fé. Não deixem que o mundo materialista o façam esquecer de Deus; sejam solidários e fraternos sempre”.

Inicialmente, na época, as autoridades religiosas portuguesas duvidaram da veracidade das aparições. Sendo assim, a igreja de Portugal iniciou o processo de investigação que só foi finalizada em 1930 quando as visões foram declaradas, finalmente, verdadeiras, autênticas. Jacinta e Francisco morreram de gripe espanhola dois anos depois das aparições e Lúcia tornou-se freira.

Certamente, Fátima foi a maior manifestação do sobrenatural à humanidade. Foi a grande mensagem dos céus aos homens. E foi a partir desses acontecimentos que a devoção a Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Rosário aumentou e difundiu-se para o mundo todo e, atualmente, em seu enorme santuário, todos os peregrinos vão fazer seus pedidos, agradecimentos e orações.

E no dia dela, nós podemos pedir sim um milagre a Nossa Senhora de Fátima. Para isso, ore 13 vezes a Ave Maria para Ela e faça seu pedido com muita fé, carinho e amor no coração.

E para homenageá-la, segue a singela oração:

Oração a Nossa Senhora de Fátima

“Santíssima Virgem, que nos montes de Fátimavos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de Graças que podemos alcançar rezando o Santo Rosário. Ajude-nos a apreciar sempre mais esta Santa Oração, a fim de que, meditando os mistérios de nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos (pedir a graça). Ó meu Bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu e socorrei, principalmente, as que mais precisam. Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós. Amém”.

Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai.

Viva Nossa Senhora de Fátima e Pretos Velhos! Salve! Salve!

Beijos,

Márcia Fernandes

*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.