Na sociedade celta, a mulher usufrua de sua liberdade. Mães, esposas, amigas, amantes, irmãs lutavam nas batalhas com os homens, entendiam de leis, trabalhavam na roça, adquiriam fortunas pessoais. Fora isso, elas tinham conhecimento, sabedoria, entendiam de ciência, magia, poesia e também a escrita. Elas tinham um poder indescritível e um valor imensurável perante a sociedade, portanto, o papel das Deusas-Mães foi básico.
As primeiras Deusas-Mães representavam a força da terra, a força da fertilidade, acompanhavam os homens em sua sociedade, apresentavam poder de cura e eram chamadas nas batalhas.
E vamos lá, pessoal, entender melhor as características de cada Deusa Celta em relação ao nosso Zodíaco. Vamos juntos descobrir os grandes segredos da cultura celta presentes em cada signo.
Áries – Morrigan – Deusa da Guerra
O Ariano é um signo bastante dominador, gosta de ação, movimento, é intenso, e sobretudo, possui uma dose de carisma em sua personalidade. Morrigan possui inúmeros poderes e quando é invocada, certamente, ajudará a todos, principalmente, as mulheres a realizarem a própria magia. Suas simbologias são: Joias: prata, ouro, aço ou ferro. Cor da roupa: branca, azul, vermelha ou preta. Óleos essenciais: hissopo, pinho, óleo do amor, óleo de Cerridwen. Ervas: urtiga, manjerona, pimenta, cominho, coentro. Pedras: Ágata de fogo, topázio, granada, turmalina rosa, jaspe vermelho, hematita, quartzo-branco, ametista. Ritual de proteção: Vestir uma peça íntima de cor vermelha às terças-feiras.
Touro – Arianhrod – Deusa do Lar
Na cultura celta, esta Deusa apresentava-se de dupla forma: Virgem e Mãe, Padroeira da Lua, da Noite, da Sexualidade, da Justiça, da Magia e do Destino. Mais tarde, como Deusa-Mãe, girando a Roda de Prata e transformando-a em uma barca lunar. É considerada a Deusa do Lar, pois sempre desejou que sua casa fosse agradável, confortável e repleta da energia do amor. Esta Deusa chega na vida taurina para revelar a visão do Jardim do Éden Universal, a sua ilha Avalônica Celestial. É uma visão de harmonia e plena totalidade, visão de justiça entre raças e espécies em que os dons da vida são bons, embora mortais e passageiros e, você poderá libertar sua afinidade emocional com a natureza. Suas simbologias são: Joias: ouro e cobre. Cor da roupa: rosa, verde, marrom ou bege. Óleos essenciais: cidró, poção do amor, óleo de Cerridwen, rosa, nérole, gardênia. Ervas: flor de maçã, bétula, amora-preta, erva-dos-gatos, margaridas, urze. Pedras: Água marinha, coral, esmeralda, kunzita, lápis-lazúli, quartzo-rosa, amazonita, quartzo-branco, ametista. Ritual de proteção: Vestir uma peça de roupa na cor verde-claro às sextas-feiras.
Gêmeos – Maeve – Deusa da Caça e da Guerra
Maeve é uma das figuras fabulosas da Irlanda. Era Deusa soberana da Terra com seu centro místico em Tara. Com o tempo, a cultura irlandesa mudou a influência cristã e a Deusa Maeve foi reduzida a uma mera rainha. Mas nenhuma rainha poderia ter sido como ela: mulher sedutora, conquistava os homens pelo poder de seu olhar, corria com os cavalos e conversava com os pássaros. Como rainha de Connacht simboliza o poder feminino, prosperidade e personificação da Terra. Ela nos ajuda a ativar o gêmeo-selvagem que vive dentro de você, permitindo que lhe traga surpresas inesquecíveis na área amorosa e no campo do trabalho. Maeve fortalecerá seu jeito inovador de ser, com agilidade e audácia nas atitudes. Suas simbologias são: Pedras: Ágata, coral, crisoprásio, topázio, citrino, olho-de- tigre, quartzo-branco, ametista. Joias: prata, estanho ou platina. Cor da roupa: cinza, azul ou cor de alfazema. Óleos essenciais: sândalo, jasmim, olíbano. Ervas: dulcamara, cariz, cedro, madressilva, alfazema, valeriana. Ritual de Proteção: Use e abuse das bijuterias de prata.
Câncer – Dana – Deusa Tríplice do Lar e da Família
Ela é também conhecida como Danu, sendo a maior Deusa Mãe da mitologia celta. O nome “Dan” significa conhecimento. Dana é uma Deusa Tríplice Estelar que governava muitas tribos. Invoque Dana a uma estrela e ela procurará em todos os lugares um amor para você. Deixe a energia do céu, do universo agir em seu interior e entregue as suas mais simples sensações. Suas simbologias são: Joias: prata, ouro, platina. Cor da roupa: preta, roxa, azul-claro, prata ou cinza. Óleos essenciais: sândalo, jasmim, óleo de Cerridwen, olíbano, mirra. Ervas: rosa silvestre, coentro, anis-estrelado, nenúfar, língua de víbora, rizoma de lírio. Pedras: Turmalina verde, crisoprásio, aventurina, pedra-da-lua, turmalina rosa, opala, rodocrozita, quartzo-branco, esmeralda, ametista. Ritual de proteção: Acenda três velas brancas para a Deusa Donzela, três velas rosas para a Deusa Mãe e três velas amarelas para a Deusa Anciã, rezando sempre: ”Deusa das três faces, traga-me o Dom da Lua! No crescente, dê-me coragem; no cheio me preencha de amor; no minguante, sabedoria, virtude e magia!”
Leão – Macha – Deusa da Soberania
Esta Deusa foi adorada na Irlanda mesmo antes da chegada dos celtas. É considerada uma Deusa Tríplice associada com Morrigan, a Deusa da guerra e da morte. É também ligada a Dana no aspecto da fertilidade da mulher. Macha é a Deusa-Cavalo que encarna essencialmente o espírito solar, por tal motivo, ao meio-dia, hora em que o Sol está em seu ponto mais elevado, portanto, é a melhor hora para invocá-la. É ela quem a ajudará a dar mais importância ao seu astral, atraindo assim a energia da prosperidade, riqueza, sucesso e dinamismo. Suas simbologias são: Joias: ouro. Cor da roupa: amarela, laranja, vermelha ou ouro. Óleos essenciais: olíbano, ligústica, heliotrópio, pimenta-da-jamaica, amêndoa. Pedras: Citrino, ágata, turmalina rosa, granada, topázio, quartzo-dourado, quartzo-branco, ametista. Ritual de proteção: Use roupa de cor amarela às quartas-feiras.
Virgem – Brigid – Deusa da Sabedoria e das Artes
Ela é considerada a donzela eternamente jovem, que apresenta o poder de curar as doenças, de purificar nosso lar, nos defende dos perigos. Brigid ajuda as virginianas a realizarem suas loucuras mais secretas. Então, tenha uma vida mais encantadora, cativante com as energias e criatividade dessa Deusa, coloque em prática todos os seus desejos e sonhos. Suas simbologias são: Joias: platina e ouro. Cor da roupa: azul, preta, prata ou rosa. Óleos essenciais: cravo, poção do amor, alfazema. Ervas: avenca, calicanto, ginseng, mandrádora, verbena. Pedras: Ágata, citrino, amazonita, hematita, quartzo-azul, quartzo-fumê, aventurina, quartzo- branco, ametista. Ritual de Proteção: Acenda um incenso de verbena em uma quarta-feira.
Libra – Brandwen – Deusa do Amor
Ela é considerada a Deusa galesa do amor, da beleza, comparada a nossa maravilhosa Afrodite, é a Vênus dos mares do norte. Ela é uma das três matriarcais da Grã-Bretanha, junto com Rhiannon e Arianrhod e a principal Deusa de Avalon. Em algumas lendas arcturianas, Brandwen é considerada a Dama do Lago. As librianas correspondem a própria reencarnação da Deusa Brandwen, pois apreciam a arte, a música e detestam locais com muito barulho, confusos e perturbadores. Toda libriana tende a ter uma vida doméstica estável e aprecia bastante seu lar, seu jardim. Esta Deusa surge na vida das librianas para fortalecer a conexão com a própria essência, apreciar o próprio poder, habilidade, beleza. Reverenciar esta Deusa o coloca em contato com a magia da natureza e de todas as criaturas. Suas simbologias são: Joias: Prata ou cobre. Cor da roupa: bege, marrom, ferrugem ou verde. Óleos essenciais: flor de maçã, poção do amor, gerânio rosa, urze. Ervas: hibisco, morango, tanásia. Pedras: Berilo, esmeralda, quartzo-rosa, malaquita. Ritual de Proteção: Use roupa de cor rosa às sextas-feiras.
Escorpião – Cerridwen – Deusa da Fertilidade
Cerridwen, para os galeses, é uma Deusa Tríplice (donzela, mãe e mulher idosa), é a mãe que conserva todos os poderes da sabedoria, do conhecimento. Ela é a Deusa em que devemos reverenciá-la nos momentos de dificuldades da vida para que possa anular as energias maléficas. Cerridwen é considerada a Deusa do caos e da paz, da harmonia e da desarmonia. Está associada à morte, fertilidade, inspiração, astrologia, ervas, encantamento e conhecimento. As mulheres escorpianas tendem a ser apaixonadas por tudo que fazem, apresentam forte espírito de liderança, portanto, aliem-se à Deusa, valorizem ainda mais o potencial que vocês têm e deem continuidade em seus projetos de vida com muita fé, garra e determinação. Suas simbologias são: Joias: ouro e prata. Cor da roupa: vermelha, preta ou branca. Óleos essenciais: Poção do amor, sangue do dragão, almíscar, patchulli. Ervas: damiana, dedaleira, lúpulo. Pedras: obsidiana, quartzo-claro, turmalina preta. Ritual de proteção: Use uma peça do vestuário na cor vermelha às terças-feiras.
Sagitário – Sadbh – Deusa da Caça
Sadbh é considerada a Deusa da Caça e a Senhora de todas as coisas selvagens, portanto, todas as mulheres que possuem este arquétipo são muito ativas, independentes, apresentam pensamento próprio. A sagitariana, como sua Deusa é ativa, jovial, gosta de esportes e está sempre em ação, em movimento, prefere encontros excitantes, aventureiros, ao ar livre, ao invés de bombons e flores. Como as sagitarianas são regidas pelo elemento Fogo, gostam de discordar dos outros, pois adoram a sensação de serem livres. O recado da Deusa aqui para as sagitarianas: sua vida será cheia de emoções e vocês devem enfrentar os desafios pela frente, aprendam com seus próprios erros e acertos, pois o crescimento nasce da coragem de aceitar e encarar os próprios desafios de vida. Suas simbologias são: Joias: estanho, prata, ouro ou zinco. Cor da roupa: azul real, roxa, turqueza ou rosa. Óleos essenciais: canela, cravo, jasmim, óleo de Cerridwen, óleo do dinheiro. Ervas: henna, potentia, dente-de-leão, magnólia, asclépia, mirra, estramônio. Pedras: lápis-lazúli, ametista, crisocola e safira. Ritual de Proteção: Acenda um incenso de jasmim por sete dias seguidos.
Capricórnio – Scâthach – Deusa da Soberania
Ela era conhecida como “A Mulher que semeia o medo”. Deusa cujo reino era a Ilha de Skye (Sombra) onde treinava os jovens nas artes bélicas e na caça. Scâthach ensinou a Cuchulainn as técnicas de guerreiro e também os mistérios do sexo. De acordo com o poder e magia da Deusa, as capricornianas são capazes de governar o mundo e sempre se sentirão atraídas pelos homens fortes e masculinos, tanto a parte física quanto intelectual. A Deusa a ajudará a se proteger de pessoas violentas ou ameaçadoras e lhe proporcionará forças para seguir em frente. Suas simbologias são: Joias: ouro, prata, aço, ferro e estanho. Cor da roupa: bege, marrom ou ferrugem. Óleos essenciais: almíscar, amor-perfeito, cereja, rosa e abricó. Ervas: flor de maçã, bergamota, amora-preta, bardana, cacau, sabugueiro, hidraste, azevinho, hera, confrey e acônito. Pedras: alexandrita, carvão, geode e kinzita. Ritual de Proteção: Use perfume com essência de rosas toda vez que desejar ativar a Deusa para ajudá-la em questões relacionadas a conquistas amorosas ou trabalho novo.
Aquário – Rhiannon (Deusa das Profundezas e do Outro Mundo)
Ela era conhecida como: A Deusa-Égua gaulesa do Inferno, Rigatona ou Ringatona (Itália), Epona (Gália), Bubona (Escócia), Grande Deusa Branca. O significado de seu nome é “Divina Rainha das Fadas”, sendo considerada uma Deusa da Lua. É também prestigiada como a Deusa dos pássaros, dos encantamentos, da fertilidade e do submundo, pois ela se identifica com a noite, emoção, sangue, drama. Podemos identificar Rhiannon nas aquarianas, pois como Deusas-Fadas gostam do incomum, do alternativo, do estranho, são exploradoras, sempre correndo atrás de desafios novos e interessantes. Suas simbologias são: Joias: Use prata ou cromo em seus ritos. Cor da roupa: cor de alfazema, preta ou branca. Óleos essenciais: abricó, limão, ópio, laranja e pêssego. Ervas: noz-moscada, mandrágora, chicória, bardana, ébano, arruda. Pedras: opala, quartzo rutilado, quartzo- claro, azeviche. Ritual para proteção: Use cor de roupa branca aos sábados.
Peixes – Blodeuwedd – Deusa do Amor e da Beleza
Ela é uma Deusa feita de flores, simboliza a beleza natural e irá ajudar você a descobrir a própria beleza natural. Além disso, ela irá ajudá-la a escolher entre dois amores. O domínio da Deusa abrange todas as áreas associadas ao amor, beleza e sedução. As mulheres que possuem este arquétipo ativo são sensuais, gostam de se apaixonar, de fazer amor, porém quando se desilude, são capazes de abrir mão do romance rapidamente. Com a ajuda da Deusa Blodeuwedd, as piscinas poderão mergulhar em um mar de flores, viverão momentos emocionantes, cheios de alegrias e muitas realizações. Suas simbologias são: Joias: platina, estanho, latão ou ouro.
Cor da roupa: verde claro, esmeralda, rosa, cor de alfazema, preta, branca, cinza e roxa. Óleos essenciais: lótus, lírio, patchulli, hissopo, lima, mirra, fava de cumaru e jasmim. Ervas: agrião, alga, folhas de parreira, lobélia, artemísia, narciso e salgueiro. Pedras: ametista, safira, pedra-da- lua, conchas do mar, água-marinha, jaspe sanguíneo e quartzo-azul. Ritual de Proteção: Carregue sempre uma pedra-da-lua com você.
Ficam aqui essas maravilhosas dicas para você! Desejo paz, amor, luz Divina a todos!
Beijos,
Márcia Fernandes
Fonte de pesquisa: http://www.astrologosastrologia.com.pt/blog/horoscopos/horoscopos-horoscopo-das-deusas-celtas/