Inveja

in.ve.ja
sf (lat invidia) 1 Desgosto, ódio ou pesar por prosperidade ou alegria de outrem. 2 Desejo de possuir ou gozar algum bem que outrem possui ou desfruta. 3 O objeto que provoca esse desejo. (fonte: Michaelis on-line)

Quem nunca sentiu ou já foi vítima desse sentimento? Subproduto da comparação, se você se comparou com o outro está passível de sentir inveja. Sem dúvida esse é um dos grandes males da humanidade, pois quando se instala causa dor e sofrimento ao invejoso e ao invejado, podendo desequilibrar a vida de ambos.

Imagina o que é viver querendo ser o que o outro é, querendo ter o que o outro tem, ao invés de lutar para conseguir realizar os seus desejos. Sem dúvidas é muito triste. Por isso o invejoso na realidade não é uma pessoa simplesmente má, é um ser triste, recalcado, medroso e principalmente frustrado.

A situação é mais intensa quando o invejoso vive ou convive com o invejado. De tanto pensar no que o outro é e tem a mais que ele, a pessoa acaba se tornando menos que o outro. A inveja acaba com o amor próprio e com a autoconfiança. Torna a vida sofrida, falsa e vazia. Mas a questão não para por aí, o invejoso acaba com a própria energia e suga a energia do outro. Por isso fuja da inveja, todo dia, olhe para dentro e descubra o que ninguém mais pode ser: VOCÊ!!

Para o invejado a inveja é pior que macumba, é uma obsessão familiar. O invejoso deseja tanto tudo que o outro tem e conquista que desestabiliza e dificulta todas as suas realizações. Essa energia negativa entra pelo lado esquerdo do corpo e toma conta de tudo. Enfraquece a energia vital e acaba com a força do outro.

A inveja costuma vir de pessoas amigas que acabam virando obsessores vivos.  Essas pessoas produzem fluidos daninhos, que somem com o dinheiro e o sucesso, desestabilizam emocionalmente, e causam acidentes domésticos ao invejado. É claro que não temos como controlar a atitude e os pensamentos do outro, mas podemos nos proteger. É como um assalto, é mais difícil o ladrão entrar em uma casa trancada do que em uma casa aberta.

Por isso o melhor remédio para não ter inveja e nem ser vítima dela é cuidar da própria vida. Ajude sempre aos outros, mas em primeiro lugar cuide de você lembre se do que falamos sobre sentimentos e pensamentos ruins, todos voltam. Então, procure não criar novos carmas para os outros e nem para você.

Tente ficar ao ar livre, ao invés de ver novela e olhar a vida dos outros. Quando entendermos que somos maravilhosos e únicos a inveja vai embora, pois ninguém nunca foi nem nunca será você!! Se o outro tem dinheiro entenda que é o momento dele e isto está no caminho dele, pois ele fez por merecer, quer dinheiro também? Vá a luta, vá realizar!!!

E se quiser saber como se livrar da inveja alheia, segunda-feira eu conto.

Beijos,

 

Márcia Fernandes.