Não desperdice seu tempo: faça sua vida valer a pena

Nossa vida passa em um piscar de olhos, muito rapidamente. Você já pensou isso?

Se pudéssemos ter a plena consciência de que a vida é muito efêmera, ou seja, passageira, talvez nós mudaríamos algumas atitudes, ações, pequenas coisas que iriam fazer muita diferença em nosso dia a dia e não perderíamos à toa nosso precioso tempo com determinadas bobagens, pensamentos ou até mesmo sentimentos indesejáveis.

Muitas vezes, nós nos arrependemos de não termos feito determinadas coisas em nossa existência, mas nunca é tarde para reavaliarmos o que realmente temos vontade de “fazer acontecer” na vida, não acha?

É hora de virarmos a mesa, darmos a volta por cima com toda fé, alegria e sentirmos a vida de forma mais leve, suave e íntegra, realizarmos nossos sonhos, desejos de forma mais consciente, sábia e, sobretudo, com bem-esta na alma.

Mas o que nos faz desperdiçar tanto nosso tempo no dia a dia?

Vamos conferir aqui 10 valiosos toques, vamos analisar mais profundamente sobre eles em nossa caminhada existencial e sigamos em frente mais espertos, sábios e felizes:

  1. Muitas vezes, gastamos tempo demais fazendo coisas que não precisamos fazer

Como estamos utilizando nosso tempo livre? Será que estamos usufruindo bem do nosso tempo livre para nos tornarmos pessoas ainda melhores? Muitas vezes, ficamos em frente à televisão ou “fuçando” nas redes sociais, mas não agregando nenhum valor para si mesmo, ou seja, poderíamos talvez ler um livro, estudar um tema interessante, bater um papo com alguém mais experiente ou até mesmo trocar ideias com a família. Pense nisso com carinho, pois nossas ações e atitudes vão influenciar sobre tudo que almejamos na vida, nós criamos nossa realidade!

  1. Reclamar demais não faz bem para ninguém!

Quando não estamos satisfeitos com alguém ou com alguma situação, normalmente, reclamamos, fazemos barulho. Mas será que isso está certo?

Quanto mais reclamamos, mais atraímos o lado negativo para si mesmo, ou seja, perdemos tempo e não ganhamos nada com isso, além de atrairmos energias extras que não são nossas. Se estamos do lado negativo, é lógico que o atrairemos. Vamos valorizar mais o que faz bem para nossa vida, apostarmos mais no positivo, em tudo aquilo que está dando certo, deixemos desabrochar mais o sentimento da gratidão em nossa essência e assim, fazermos a vida valer a pena, minha gente!

  1. Será que estamos estimulando nossa mente com conhecimento?

Quando somos crianças, tudo é novidade, somos curiosos infinitamente, estamos desejosos por saber cada vez mais e mais. Muitas vezes, até competimos com os colegas de classe e seguimos em frente com fervor, com sede de conhecimento. Quando nos tornamos adultos, as responsabilidades surgem pelo caminho, bate um desânimo e ficamos distante dos livros, dos cadernos, dos cursos, ou seja, de toda a euforia da curiosidade. Não se deixe levar por essa encrenca! Curta bons filmes, vá atrás de cursos (mesmo gratuitos pela internet, têm muitos), assista às palestras, aos vídeos com temas interessantes, aperfeiçoe o que já sabe fazer, ou melhor, não deixe a peteca cair e estimule sempre sua mente com novos conhecimentos e sabedoria espiritual.

  1. Temos muitas ideias negativas sobre nós mesmos!

Façamos nossos pensamentos valerem a pena ou você não torce positivamente para si mesmo? Façamos as diferenças acontecerem para nós mesmos, dê força para você mesmo, oras bolas! Vamos afirmar todos os dias: “sou inteligente, filho (a) de Deus, sou um ser único (a), sublime, eterno, estou aqui para ser feliz, próspero diante da vida, sou talentoso, tenho prazer em viver” entre outras frases que podemos criar. O que dissermos para nós mesmos, certamente, será nossa realidade, então, crie-a com tesão de viver.

  1. Gastamos muito tempo com pessoas que não nos agregam valores!

Muitas vezes, sem percebermos, gastamos tempo com pessoas pessimistas, eufóricas, que só reclamam da vida e estão do lado negativo da vibe do nosso momento. Vamos nos afastar de tudo e de todos que nos fazem mal, que nos deixa esgotados, pois estamos por aqui para fazermos o bem valer a pena e agregarmos valores positivos para nossa vida.

  1. Muitas vezes, gastamos dinheiro com coisas inúteis!

Muitas vezes, por impulso, compramos coisas que não iremos utilizá-las de nenhuma forma. Será que estamos precisando mesmo comprar algo? É uma pergunta que devemos sempre fazer antes de gastarmos nosso dinheiro, já que almejamos sonhos, desejos, então, planejamento é a alma para qualquer negócio valer a pena no futuro. Tudo que é extra para nossa vida, é necessário adquiri-lo com mais consciência, sabedoria e no momento certo.

  1. Muitas vezes, não dormimos o suficiente!

Dormir muito pouco não faz bem para nossa saúde. Precisamos dormir bem, o suficiente para aguentarmos o tranco no outro dia. O mau sono nos causa cansaço, stress emocional, fadiga, altera nosso humor, nosso jeito de encarar a vida, ou seja, tudo se transforma para pior. Reflita com carinho a respeito e mude seus hábitos ao seu favor, com foco em seu bem-estar!

  1. Ficar acelerado demais significa estar desconectado no tempo presente!

Por que será que ficamos tão acelerados no dia a dia? Porque estamos distante do tempo presente, não estamos vivendo o aqui, o agora e assim, entramos em desespero sem ao menos percebermos, a ansiedade toma conta e por aí vai. Vale a pena tudo isso? Não! Ás vezes, é legal acelerar, mas nem tanto, em demasia, a ponto de perdermos a noção do tempo. Vamos respeitar mais o tempo presente, sentirmos a vida (minuto a minuto), seguirmos um ritmo de produtividade com paz no coração, com consciência, só assim tomaremos sábias atitudes e superaremos os desafios da vida com mais leveza. Ansiedade demais é a falta da presença de si mesmo, pense nisso!

  1. Não ficamos atentos aos sinais que o universo nos dá!

A vida é tão corrida que, muitas vezes, não percebermos o que o universo deseja de nós. Às vezes, um simples toque de alguém, uma dica simples, um palpite, uma ideia fará toda a diferença em nossa vida. Infelizmente, ficamos “cegos” aos toques da vida, mas saibamos que tudo tem um sentido, um significado de ser, nada é por acaso, tudo faz parte do nosso aprendizado de vida.

  1. Muitas vezes, não seguimos nossas intuições!

Nossa intuição é nosso principal guia diante da vida, não tenhamos dúvidas disso. O que nosso coração, nossa alma sente vale ouro, gente! Acreditem nisso sem medo de errar e ser feliz! Tenhamos em mente o seguinte: nosso coração, nossa alma deve nos ajudar a escolher as coisas, enquanto que nossa mente serve apenas para “fazer acontecer” as coisas que o coração, a alma direcionou. A partir do momento que tivermos este “feeling”, ou seja, esta sensibilidade, este sentimento, esta percepção, certamente, daremos mais valor as nossas próprias intuições.

Ficam aqui as dicas de hoje para nossa autorreflexão com a intenção de não mais desperdiçarmos nosso tempo diante da vida e sim fazê-la valer muito a pena!!!

Fé, paz, luz, felicidade e sabedoria na alma!

Beijos,

Márcia Fernandes