No nosso exercício de hoje, proponho que você pare por um instante tudo o que estiver fazendo e tente purificar sua mente. Vamos tentar?
Desligue-se dos problemas corriqueiros, dos desafetos, dos comentários alheios, das fofocas, das discussões, das brigas e escute um pouco o som de sua alma.
Muitas vezes, o silêncio é confundido com fraqueza, apatia ou indiferença. Mas, na verdade, ele é fundamental para nosso progresso como ser humano.
Aprenda com o silêncio a aceitar algumas situações desagradáveis que você mesmo provocou, evite as reclamações sem sentido e não confunda o silêncio com poder porque na maioria das vezes isso gera violência, ódio e rancor.
Não confunda silêncio com omissão. Omissão significa deixar o problema de lado, não agir e faltar com responsabilidade diante dos atos. Silêncio é uma questão de sabedoria.
Saiba que é muito importante você falar na hora certa e também se calar na hora certa. Entender a situação, o que se passa ao seu redor e quais são as pessoas envolvidas é primordial para você definir se fala ou fica quieto.
A importância do silêncio não para por aí. Ele te faz aprender a pensar, respeitar sua vida, valorizar seu dia, enxergar suas qualidades, equilibrar seus defeitos, além de esvaziar completamente sua alma.
Ficar em silêncio e aprender a ouvir são tão importantes quanto saber se expressar. O silêncio é uma virtude, uma atitude que se pratica dia a dia, é belo, é sábio, é Divino.
Beijos,
Márcia Fernandes.