Eu estava lendo um documentário e fiquei pasma ao saber o quanto uma boa música pode nos ajudar nos aspectos físico, mental, emocional e espiritual. Realmente, é um belíssimo conjunto de benefícios para a nossa completa saúde em todos os sentidos.
Vocês sabiam que a música pode até curar doenças? Parece uma piada, mas pela Neurociência já está comprovado e documentado.
A música é um antidepressivo e sem efeitos colaterais, é pura energia para a nossa alma, nossa essência em sua plenitude. Que maravilha! A música pode reduzir o cansaço e melhorar o nosso humor, é relaxante para o hormônio cortisol o qual é responsável pelo stress e sistema imunológico.
E mesmo quando há comprometimento em nosso corpo tais como lesões cerebrais e autismo, ocorre a recuperação do cérebro e a melhoria do comportamento de forma fantástica.
A música além de beneficiar o cérebro, pode expandir os vasos sanguíneos melhorando a nossa circulação, o sistema imunológico poderá ser turbinado com a produção da imunoglobina a qual ajuda o corpo a combater doenças.
Em alguns hospitais, usam músicas não só para os pacientes, mas também para familiares e funcionários: é a chamada Musicoterapia.
Mas perceba uma coisa, o estilo de música pode fazer a diferença para as nossas emoções, pois existem os gêneros diferentes, a infinitude de ritmos e harmonia e cada um apresenta o seu próprio benefício; lembrando que se você não apreciar uma boa música, seu cérebro a receberá como um ruído insuportável. Então, o elemento mais importante é o seu próprio gosto pela música.
Pois é, sempre as pessoas sentiram diferentes reações sobre a música e hoje, podem ser até medidas.
Saiba que o silêncio também tem poderes, assim como os alimentos, logo, o som para os nossos ouvidos tem de ser bem balanceado, pois fará muito bem ao nosso cérebro e espírito, sons da natureza, músicas calmas e períodos de quietude.
Muita gente diz que as músicas de Mozart e Bach são músicas que representam os Anjos, pois elas trazem a sensação de paz ao nosso espírito, o cérebro desacelera e a tranquilidade toma conta de nosso corpo, de nossa vida, de nossa essência.
Selecione e absorva os sons que lhe agradam seu corpo e, certamente, seu espírito agradecerá.
Ótimas músicas para os seus ouvidos e alma!
Beijos,
Márcia Fernandes