Conhecido como Fons, Legba ou Legbara, EXU é representado pelo barro endurecido em forma de homem acocorado.
O EXU, é um orixá bastante difícil para compreensão. Intermediário dos Orixás e dono da comunicação, sempre questiona o que é certo ou errado. Vigia as passagens e é aquele que abre e fecha os caminhos.
Ele ajuda a encontrar os melhores meios para o nosso progresso, além de trazer segurança o lar protegendo-nos de todos os possíveis inimigos.
Seguem algumas características (Exu Orixá):
– Bebida: cachaça.
– Chakra: básico.
– Cores: vermelho e preto ou multicolorido.
– Dia da semana: segunda-feira.
– Elementos: fogo e terra.
– Corpo humano: ataca o fígado e traz dores de cabeça.
– Plantas: pimenta, salsa, hortelã, urtiga, arruda, cansanção, mamona vermelha, tiririca (essas são populares); o uso de folhas sempre pode variar de tradição para tradição / casa para casa.
– Comidas: farofa de dendê, bife acebolado, picadinho de miúdos.
– Pedras: Granada, Turmalina Negra e Rubi.
– Planeta: Mercúrio.
– Símbolos: tridente e bastão.
– Sincretismo: Santo Antônio, considerado o “Santo Casamenteiro” (comemoração: 13 de Junho).
– Domínios: passagens, encruzilhadas, estradas, mercados, locais de movimento, caminhos, portas, entrada das casas.
– Características marcantes (dos filhos de Exu): espertos, comunicativos, extrovertidos, brincalhões, amigos, ativos, apaixonados, criativos, persistentes, impulsivos.
– Lenda: Oxalá fabricava seres humanos e Exu vagava pelo mundo, até o dia que começou a frequentar a casa de Oxalá. Muitos visitavam Oxalá, levando oferendas, mas Exu ficou ali por dezesseis anos, ajudando e aprendendo a fabricar os humanos.
Como Oxalá tinha muito serviço, pediu para que Exu ficasse na encruzilhada recebendo os peregrinos e as oferendas para ele, Oxalá, pois não podia parar de trabalhar. Ele deu para Exu um presente a cada oferenda recebida. Ali, Exu ficou e prosperou, recebendo as oferendas de Oxalá e também as suas.
Amanhã tem mais uma história de um Orixá para vocês.
Beijos,
Márcia Fernandes.
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.