Oi, gente, seguindo com a listinha dos Orixás. Hoje é dia de NANÃ.
Na Umbanda, o orixá Nanã sincretiza com Nossa Senhora de Santa Ana, avó de Jesus, é a força da natureza feminina mais antiga na criação Divina. Para alguns, Nanã é a “Senhora dos Mistérios”, pois ela teve participação ativa na criação do mundo.
Nanã é a energia que dá origem ao mundo, é a junção dos elementos terra e água. Da lama, do barro surgiu a primeira manifestação de vida do planeta Terra.
Dessa energia, surge toda a vida e para essa energia volta toda a vida quando finda a encarnação.
Nanã Buruquê é o orixá do fundo das águas, do lago ou do mar, do lodo, da lama ou da velhice. Nanã sintetiza em si morte, fecundidade e riqueza.
Regula tanto o nascimento quanto a morte do ser encarnado. Nanã responde juntamente com Obaluaiê pelo equilíbrio energético da matéria e do espírito.
A energia de Nanã é muito utilizada em problemas espirituais, desmanchando miasmas e obsessões.
É o orixá de ligação com os Eguns, já que é associada com a criação e a morte dos seres vivos.
No processo de encarnação do espírito, Nanã atua junto com Obaluaiê, na preparação e adormecimento do espírito que irá ocupar uma nova matéria. Portanto, um dos campos de Nanã é a memória dos seres. Por isso, é o Orixá que rege a velhice, a sensibilidade por estar associada à época de nossas vidas que começamos a não ter lembranças de tudo que nos acontece.
Agora, vamos para algumas características (Orixá Nanã):
Cor – roxo, lilás.
Ervas – manjericão roxo, colônia, ipê roxo, erva de passarinho, dama da noite, canela de velho, manacá.
Símbolo – chuva.
Pontos da natureza – lagos, águas profundas, lama, cemitérios, pântanos.
Flores – todas as roxas.
Essências – lírio, orquídea, limão, dália.
Pedras – Ametista, Tanzanita.
Metal – latão e níquel.
Saúde – dor de cabeça, problemas de intestino.
Planeta – Lua e Mercúrio.
Dia da semana – sábado.
Elemento – água.
Chakra – frontal e cervical.
Saudação – salubá Nanã.
Bebida – champanhe.
Número – 13
Comemoração – 26 de Julho.
Sincretismo – Santa Ana.
Incompatibilidade – lâminas e multidões.
– Lenda: quando Olorum recebeu ordem de Deus para criar os seres humanos, tentou de tudo, o ar, a madeira, o fogo, a água e nada deu certo. Então Nanã, com seu Iberi, apontou para o fundo do lago e sugeriu a lama. Deu certo! O homem foi feito do barro e recebemos o sopro de Deus, recebendo a vida. Quando o homem morre, o seu corpo deve voltar a terra, pois da terra veio.
Beijos,
Márcia Fernandes.
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.