Continuando a série Orixás, hoje vou falar de OXÓSSI, filho de Iemanjá e Oxalá, rei do Ketu, é o Orixá da caça e da fartura. É associado ao frio, à Lua e à noite.
OXÓSSI ensina o equilíbrio ecológico parecendo um índio muito forte; caça os espíritos perdidos os trazendo para a luz.
– Bebidas: vinho tinto, água de coco e caldo de cana.
– Comidas: carne e frutas.
– Cores: verde e azul claro.
– Comemoração: 20 de Janeiro.
– Chacra: cardíaco.
– Erva de descarrego: sabugueiro; erva de elevação: erva doce.
– Essência: flor-de-laranjeira.
– Metais: cobre.
– Pedras: Quartzo Verde e Jadeíta.
– Planeta: Vênus.
– Quizilas: cabeça de animais, mel e ovo.
– Saudação: Okê Arô.
– Símbolos: arco e flecha.
– Sincretismo: São Sebastião.
– Ponto da natureza: mata.
– Sua lenda: em um dia de comemoração, havia um grande ninho de pássaros que haviam sido enviados pelas mães ancestrais que não tinham sido convidadas para a festa. Nenhum caçador havia os matado ainda, até que Oxóssi, com um ebó feito pelas feiticeiras, conseguiu matá-los com apenas uma flechada.
Amanhã tem mais um maravilhoso Orixá.
Beijos,
Márcia Fernandes.
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.