Por que usar água em rituais espiritualistas?

A água tem o poder de absorver, acumular ou descarregar qualquer vibração.

A água é utilizada em trabalhos de cura, descarrego, imantação, limpeza etc. Por ser excelente captadora de energia possuindo vibração ora positiva, ora negativa, depende do emprego.

Na Umbanda, ela é usada como Amaci, na quartinha, no copo de firmeza do Anjo da Guarda, no batismo.

Nas obrigações, as águas em copo significam energia vital e os copos que ficam atrás das portas, junto às velas, têm a função de atrair para si as energias que por ali passam, passando pela porta ou atraídas pela luz.

Os copos utilizados para este fim não devem ficar mais do que sete dias, pois eles têm de ser descarregados, afinal ficam saturados e perdem o poder de absorção. Esta descarga pode ser feita na água corrente, na pia.

As águas de Oxalá pelas quais começa o ano litúrgico Yorubá tem o significado de deitar a água para começar um novo ciclo. Deitar a água sobre a terra é fecundá-la.

Correlação dos Orixás com a água

Nanã está relacionada a terra, à lama e também às águas. Nanã no antigo Daomé é considerada como um ancestral feminino dos povos fons.

Oxum é dona dos rios e das cachoeiras, toda sua história é ligada às águas, na Nigéria. Oxum é o nome do rio que recebe o mesmo nome do Orixá.

Iansã ou Oiá, divindade dos ventos e das tempestades, também está ligada às águas, pois na Nigéria Oiá é dona do rio Niger, também chamados pelos Yorubás de Odó Oya ou Rio de Oiá.

Iemanjá, dona dos mares, da calunga grande, muito ligada às àguas salgadas. É o orixá que em terra Yorubá, é patrona de dois rios, o rio Yemanjá e o rio Ogun, não confundir com o orixá Ogum, Deus do ferro.

Para o espiritismo, a água magnética do passe ou imantar a água fluidificada pode acontecer uma modificação. O espírito Lisias explica para André Luiz que “a água é o veículo mais poderoso para os fluidos de qualquer natureza. Na maioria dos locais, ela é empregada como alimento e remédio”.

Para o Espírito Dr. Bezerra de Menezes, a água em face de sua constituição molecular é o elemento que absorve e conduz a bioenergia que lhe é ministrada. Quando magnetizada e ingerida produz efeitos orgânicos compatíveis com o fluido de que se faz portadora.

Então, a água por proporcionar vida, ela atrai a vida a sua volta, seja material ou espiritual. Conforme o local na natureza onde a água é encontrada, ela possui uma propriedade. Vamos a elas!

Pedra

Se a água é retirada entre as pedras tem a imantação de Xangô. É usada para atração de força física, sabedoria, disposição.

Mar

Imantação de Yemanjá, ímã de energias negativas, antisséptico, cicatrizante. Atrai fertilidade, acalma, harmoniza. Quanto mais ondas, mais energizada a água do mar.

Mina

Imantação de Oxum e Nanã, atrai força, vitalidade e boas vibrações.

Chuva

Imantação de Nanã e Oxum, descarrega, limpa e purifica. A água da chuva não pode ser colhida do chão, do telhado, pois a mesma se torna pesada e impura.

Cachoeira

Imantação de Oxum e Xangô, atrai a alegria, jovialidade e saúde.

Rio

Imantação de Oxum, traz determinação e garra, atrai bons pensamentos e pureza de sentimentos.

Poço

Imantação de Nanã, pois trabalha a resistência e a força mental; atrai paciência e sabedoria.

Orvalho

Imantação de Oxalá, deverá ser recolhida das folhas ao amanhecer, atrai calma, paciência e fecundidade.

A água tem um poder tão grande de absorção de energias negativas e cargas maléficas e, em alguns casos, é um elemento natural capaz de desfazer, limpar, equilibrar o corpo físico e etérico do ser humano.

Então, essa é a maior indicação água para a limpeza e energização do nosso corpo e nosso ambiente.

Legal este conhecimento, não é mesmo? Se você ainda não conhece a água energizada do Dr. Bezerra de Menezes, clique aqui e saiba mais!

Beijos,

Márcia Fernandes

*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.