Quem é a Pombagira?
A “Pombagira” é uma entidade, um espírito humano evoluído, que luta contra as sombras. Sua função é lidar com qualquer aspecto da personalidade humana; oculto ou não.
Elas são maravilhosas, nos ajudam a encantar tudo e todos os que nos rodeiam, trazendo amor, felicidade e muita luz.
Existem inúmeras Pombagiras e é difícil falar sobre todas, mas darei as principais características para que vocês tenham uma ideia. Elas adoram joias, cigarrilhas, lenços de cores fortes e vibrantes, batons e champanhe, licor, muitos perfumes caríssimos (ou o que pode ser oferecido. Os perfumes caríssimos são uma forma de agradar, conforme a aquisição financeira. Cada um oferece o que pode e elas ficam satisfeitas), gostam de muito luxo e muitas outras coisas.
Um exemplo é a Pombagira Maria Padilha. Ela adora roupas de cores preta, vermelha, amarela e branca; nasceu em Barcelona em 1443 e desencarnou em 1482 (39 anos). Ela fica em esquinas em forma de T, toma champanhe, Campari, licor, usa belas joias e é muito linda.
Além delas, existem muitas outras tais como: da Praia, das Almas, Maria Mulambo, Sete Saias, das Matas, Maria Farrapo, 7 Encruzilhadas, Pomba Gira do Lodo etc.
Essas são apenas exemplos, mas são inúmeras guerreiras guardiãs que representam essas entidades. Eu, particularmente, tenho muito respeito por todas elas porque são maravilhosas e possuem grandes poderes.
Nunca invoque uma Pombagira para prejudicar alguém, nunca cultive seus instintos inferiores, pois ela trabalha para o bem, tanto para quem pede quanto para ela que é um instrumento.
Principais características das Pombagiras
Regência principal: Orixá Pombagira.
Campo de atuação: Estímulo e Desejo.
Cores: Vermelho, Preto e Bicolor Preto e Vermelho.
Ervas: patchouly, malva rosa, rosa vermelha, canela, amora, hibisco, pitanga, entre outras.
Flores: rosas vermelhas.
Bebidas: champanhe, vinhos doces e sucos de morango, cereja, acerola ou de maçã.
Oferendas: morango, cereja, maçã, romã, acerola, pêssego, laranja, limão; frutas ácidas e vermelhas em geral. Mescle com bebidas, flores e velas. Como as Pombagiras são muito vaidosas, elas aceitam também as oferendas caras, tais como: perfumes, batons, joias, cigarrilhas.
Banhos: rosas vermelhas, mel, cravo-da-índia, canela e perfume doce.
Horas de Trabalho: 0h, 12h, 18h.
Dias do mês: 7, 14, 21.
Data Comemorativa: 11 de Junho. Este dia é consagrado a elas por influência ao Dia de Santo Antônio, que é sincretizado com Exu dia 13 de Junho e as simpatias que são feitas para o Dia dos Namorados – 12 de Junho.
Dia da semana: segunda-feira.
Sincretismo: Não há.
Saudação: Laroyê!
Campos de atuação das Pombagiras:
– Cortam os trabalhos de magia negra, afinal, não é de consentimento Divino que as pessoas ou espíritos possam fazer o que querem e bem entenderem, interferindo assim no livre arbítrio dos outros.
– Neutralizam trabalhos e correntes realizados na intenção de destruir casamentos.
– Cortam trabalhos de magia sexual negativa e as conhecidas “amarrações”, afinal, ninguém é de ninguém. A energia do amor é pura, Divina, vem do coração, da alma, portanto, ninguém é dono de ninguém.
– Atuam nas descargas para neutralizar corrente de elementares, elementais vampirizantes, conhecidos como súcubus e íncubus, os quais influenciam de forma negativa o ato sexual, fazendo com que suas vítimas sejam verdadeiras escravas das deturpações sensuais.
– Atuam, incansavelmente, no combate às hostes do mal, quando estas procuram afetar as pessoas injustamente.
– Trabalham protegendo no combate das viciações as quais escravizam os médiuns.
– Protegem os terreiros onde assiste a Espiritualidade Maior, principalmente, aqueles que conduzem o Evangelho de Jesus Cristo.
– Combatem a imprudência, insensatez, a futilidade, proporcionando o poder das palavras, a energia da harmonia mental (onde os Orixás atuam).
– Trabalham de forma árdua para que seus médiuns possam elevar seus graus de consciência diante da Espiritualidade Maior, equilibrando-os, harmonizando-os com a finalidade de cada vez mais ficarem próximos da Luz.
– Atuam no combate dos quiumbas (espíritos do mal, obsessores, marginais do baixo astral) na intenção de ajudá-los no processo de evolução espiritual.
– Auxiliam o ser humano a evoluir, pois conhecem os mais íntimos segredos e aguardam de forma paciente o momento de nosso amadurecimento.
Em resumo, as Pombagiras são destemidas Guardiãs da Antiga Sabedoria, da tradição da Umbanda, não são vulgares como muitas pessoas pensam. São guerreiras, heroínas, protetoras impetuosas e grandiosas magas do bem.
Vale saber que nenhuma Pombagira deseja o mal de alguém ou atua com maldades proporcionando desavenças, separações, infidelidades, feitiçarias, magias negras, difamações, murmurações, intrigas e qualquer comportamento negativo.
Legal este conhecimento, não é mesmo?
Beijos,
Márcia Fernandes
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.
https://www.tuads.com.br/pombagiras/
https://www.facebook.com/amagianaumbanda2/posts/pomba-gira-na-umbandatemos-uma-linha-de-entidades-de-trabalho-que-se-identificam/1489568944522609/
https://umbandaeucurto.com/a-religiao/guias/pombagira-guia-umbanda/