Inicio o meu Blog de hoje com a seguinte pergunta: é possível ser feliz em um mundo tão infeliz?
Nós estamos em um mundo onde a metade da população vive abaixo da categoria da pobreza, temos terremotos, furacões, inundações, seca, tsunamis, descrenças, violências, falta de sentimentos, ufa…
É possível sermos felizes em um país como o Brasil onde 46% da riqueza estão concentrados nas mãos de apenas cinco mil pessoas? Infelizmente, estamos em um mundo injusto porque a distribuição de renda não é equilibrada.
O teólogo Leonardo Boff, ao analisar a felicidade do ser humano, separou-a em dois tempos: tempo vertical e horizontal.
O tempo vertical diz respeito ao momento intenso, vibrante de uma realização, por exemplo, aprovação em um concurso público, o primeiro encontro amoroso, o nascimento de um filho, isto é, a pessoa está momentaneamente feliz. É uma fase em que a pessoa também pode sentir dores intensas, passar por graves problemas etc. São sensações passageiras que acontecem no dia a dia do ser humano.
Já o tempo horizontal diz respeito ao nosso dia a dia como um todo: as paixões, o ideal do amor eterno, as sensações do diálogo, da tolerância, da renúncia, do cultivo da ternura, da indiferença, de inventar e reinventar a cada dia, da capacidade de romper rotinas, de sair com amigos e familiares, de respeitar o espaço do outro, manter os limites, superar desafios e dificuldades. São sensações intensas, vibrantes, isto é, ser pleno e feliz por inteiro, de verdade.
Podemos concluir que ser feliz é um estado prolongado de sentir os momentos da vida, de criar e recriar situações e alimentá-las, é a sabedoria do viver intensamente, é conquistar uma dose de amor, perdão e compaixão a cada dia, é sentir a bênção de Deus em você por estar vivo, é se sentir saudável com a sua própria alma.
Termino meu post de hoje da mesma forma que comecei, fazendo uma pergunta: você deseja estar feliz ou ser feliz?
Diante dos teus olhos estão as paisagens riquíssimas de beleza e cor, basta você senti-las; estão em você as bênçãos Divinas, basta valorizá-las, estão as sensações de amor, basta você se conectar com elas! Então, elimine a máscara que te impede de aprender a ser feliz, de amar a si próprio e ao próximo.
Ser feliz é uma conquista que inicia dentro de você, no seu interior, na sua alma, portanto, acredite e sinta você mesmo de forma intensa.
Desejo muito amor, carinho, paz e, claro, felicidade para você!
Beijos,
Márcia Fernandes.