As flores são símbolos nacionais e religiosos usadas em rituais, celebrações, comemorações, funerais, decoração de ambientes e também consideradas presente especial para alguém que você goste muito.
Antigamente as flores simbolizavam o trabalho do Sol, e flores amarelas e laranjas, intensificavam essa conexão. Já na tradição Hindu, as flores são relacionadas ao “éter”, isto é, o espírito.
Atualmente, as flores dos buquês oferecidos têm significados específicos, por exemplo, as rosas vermelhas representam o amor e as rosas brancas, a pureza; enquanto o lírio branco está associado à morte, um sinal de dor e compaixão.
E não poderia deixar de falar um pouco sobre a simbologia de algumas flores nesse post de hoje. Vamos lá:
– Lírio
Sabemos que o Lírio é citado na Bíblia e os judeus decoravam seus templos com Lírios por todo o ambiente, pois simbolizavam a simplicidade e a pureza. Já na simbologia cristã, ela representa castidade, pureza e sofrimento. Nos países católicos, essa maravilhosa flor é dedicada a Virgem Maria como símbolo de pureza e na Páscoa, símbolo de ressurreição. O cálice cristão deriva do “Copo de Lírio”, sendo assim o recipiente da vida sagrada.
– Rosa
Nos tempos antigos, a Rosa representava o silêncio e o puro amor. Em ocasiões de festas, por exemplo, uma Rosa era erguida sobre a mesa, indicando que as conversas eram secretas, por isso nada de comentários fora daquele local. Essa belíssima flor também simbolizava alegria para os romanos, é muita sagrada para muitas deusas para o Cristianismo, tornou-se sagrada a Virgem Maria e também associavam as cinco pétalas da rosa com os cinco sinais naturais de Cristo.
As Rosas Douradas significam perfeição, já as azuis, o inatingível; já com sete pétalas representam os sete dias da semana e com oito, simboliza a regeneração.
– Flor-de-Lis
O Rei Felipe I, na França século XII, escolheu essa flor como o emblema de seu país. Flor-de-Lis é também símbolo da Virgem Maria e considerado sagrado porque era incluído nas roupas e nas chamas de guerra, antigamente. A Flor-de-Lis vermelha é o símbolo heráldico da cidade italiana de Florença.
– Tulipa
A origem dessa flor se deu na Turquia e era considerada a flor do amor perfeito e também simbolizava uma declaração de amor. No Império Otamano simbolizava a pureza e a divindade. Já na Holanda, século XVII, uma “tulipamania” tornou-se extremamente caro e é o símbolo nacional nesse país.
– Papoula
Da papoula obtemos o ópio e outros derivados e está associada ao sono, ao inconsciente e à morte. Na Grécia Antiga, essa flor era dedicada ao deus do sono, Hypnos, ao deus dos sonhos, Morfeu, a senhora da morte, Perséfone. Essa flor é também símbolo de fertilidade, uma vez que a papoula produz muitas sementes.
As Papoulas vermelhas têm sido usadas para homenagear soldados mortos desde a Primeira Guerra Mundial e em outros países, as coroas de papoulas são postas em memoriais de guerra, isto é, quando todos os soldados mortos na guerra são lembrados.
Agora que você já sabe a simbologia de algumas flores, que tal aproveitar a oportunidade e plantar flores em sua casa, em seu apartamento ou presentear alguém?
Espero que tenham gostado do post de hoje!
Beijos,
Márcia Fernandes.
*** Antes de fazer qualquer uso de erva, planta, outros recursos para banho ou produto (atenção às informações do rótulo), certifique-se de que não é alérgico a nenhum componente citado. Na dúvida, sempre busque orientação médica. Este produto e/ou procedimento tem fundamento somente espiritual, portanto, não substitui consultas de ordem médica, psicológica e psiquiátrica. Os banhos, rituais e dicas podem ajudar a resolver muitas situações em sua vida, se feitos com fé, porém a transformação de sua vida depende somente de seu poder mental e espiritual.